top of page

Urbs reforça frota do Ligeirão Norte/Sul a partir de segunda-feira

“Muitos passageiros migraram das outras linhas que atendem o eixo, como a Santa Cândida/Capão Raso e a Pinheirinho/Rui Barbosa. Com o aumento da demanda, que superou a nossa expectativa, ampliamos uma vez a frota inicial, de 29 para 33 veículos, e agora vamos fazer mais um reforço”, diz o presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto.

ree

A Urbanização de Curitiba (Urbs) vai reforçar a frota da linha 250-Ligeirão Norte/Sul a partir a da próxima segunda-feira (14/7). A linha transporta atualmente 45 mil pessoas por dia útil, 28% mais que em janeiro do ano passado, quando foi lançada.


A partir de segunda-feira, a frota, hoje de 33 biarticulados, ganhará mais quatro biarticulados, com capacidade para transportar 250 pessoas cada um. “O que significa que a linha poderá transportar 2 mil pessoas a mais no horário de pico”, diz Alex Debortoli, gestor da área de operação do transporte coletivo. 

A ampliação toma como base uma pesquisa operacional realizada pela Urbs no fim de junho para realizar ajustes na frota da linha. “A Urbs acompanha o fluxo de passageiros diariamente e faz ajustes pontuais sempre que necessário. Com a pesquisa confirmamos a necessidade de um reforço maior na linha, que, no último ano se transformou na principal do eixo Norte/Sul da cidade”, completou.


Mais veloz

O Ligeirão Norte/Sul tem menos paradas, o que garante um ganho de velocidade de 23% em relação ao ônibus parador que trafega na mesma canaleta. O Norte/Sul tem pontos de parada nos terminais Santa Cândida, Boa Vista e Cabral, nas estações-tubo Passeio Público, Central, Eufrásio Correia, Oswaldo Cruz e Bento Viana e nos terminais Portão, Capão Raso e Pinheirinho. A linha circula a cada 3,5 minutos nos horários de pico.

São 19 quilômetros (38 km ida e volta) entre os terminais Santa Cândida e Pinheirinho. Com menos pontos, o Ligeirão reduziu em 16 minutos o tempo de deslocamento no trajeto em relação às linhas paradoras.


Para o Ligeirão Leste/Oeste serão requalificados 20 quilômetros de infraestrutura para ônibus, com a reforma de 34 estações-tubo e cinco terminais – entre eles, novos equipamentos no Capão da Imbuia e Campina do Siqueira. O eixo também terá frota elétrica para circular nas canaletas.


FONTE: PMC

FOTO: RICARDO MARAJÓ/SECOM

Comentários


bottom of page