top of page

Eduardo Pimentel abre o maior Natal do País e prevê impacto de R$ 440 milhões na economia de Curitiba

Créditos: Pedro Ribas /SECOM
Créditos: Pedro Ribas /SECOM

Texto: João Salomão. Edição: Aline Kozak

Secretaria Municipal da Comunicação Social (Secom)


O prefeito Eduardo Pimentel abriu na noite desta segunda-feira (24/11) o Natal Curitiba 2025, no palco montado na Praça Santos Andrade. Curitibanos e turistas foram à praça acompanhar a estreia da programação, que este ano tem o tema Juntos, o Inesquecível Acontece.


Ao lado da primeira-dama, Paula Mocellin, e dos filhos, Luca, Eduarda e Leonardo, Eduardo Pimentel agradeceu por poder entregar, no primeiro ano como prefeito da cidade, o melhor e maior Natal do País. Também anunciou que a previsão é chegar a 2,5 milhões de pessoas - 400 mil delas turistas - acompanhando a programação nas ruas da cidade. “Isso é dinheiro direto na ”veia" da cidade, no comércio, nos serviços, nos restaurantes, nos hotéis, nos carros dos aplicativos de transporte, nos táxis", ressaltou. A perspectiva é que R$ 440 milhões sejam injetados na economia da cidade nos 44 dias da temporada natalina.


O prefeito agradeceu os parceiros da Prefeitura na viabilização da programação e lembrou que mais da metade do investimento no Natal de Curitiba é feito pela iniciativa privada. “Agradeço por investirem no lazer do curitibanos e peço que a população aproveite o Natal com a família, festeje com paz no coração o nascimento de Jesus. Tem atração gratuita para todos os gostos”, disse.


O vice-governador Darci Piana acompanhou a abertura. “Estamos juntos para fazer Curitiba ter o maior Natal do País. Venham todos. Natal é para pensar em Deus e também se divertir”, lembrou Piana.


Natal Solidário

Na abertura da programação também foi lançada a campanha Natal Solidário, que arrecada brinquedos novos para serem entregues a meninos e meninas em situação de vulnerabilidade social.


A campanha é coordenada pela FAS, que vai distribuir os presentes durante festas de Natal realizadas nas unidades da fundação.


A Inesquecível Fábrica de Emoções

Após a abertura, o prefeito acompanhou a estreia do espetáculo A Inesquecível Fábrica de Emoções, apresentado em um palco montado em frente ao Teatro Guaíra.


A apresentação reuniu muita música, dança e projeções no mural de Poty Lazzarotto na fachada do teatro.


A peça contou como o Papai Noel, ao perder a inspiração para criar presentes, embarcou em uma jornada, acompanhado de seus ajudantes, para reencontrar a magia perdida.


E foi para mostrar esse encantamento que Roselis Gralik, aposentada de 87 anos, levou a bisneta Heloísa, de 2 anos, para ver o espetáculo. “Ela tem que sentir a magia do Natal, esse encanto doce e alegre que aprendi quando criança e quero passar para ela”, afirmou a bisavó. Roselis também elogiou a organização e o fato da praça estar bem segura para passear com a família.


Santos Andrade iluminada

Para receber a peça a Praça Santos Andrade ganhou, além da iluminada decoração, diversas atrações. Crianças e adultos puderam se divertir com as decorações interativas e conversar com o Bom Velhinho na Casa do Papai Noel, além de visitar a Fábrica de Brinquedos. Também foi possível aproveitar o melhor do artesanato natalino na já tradicional feirinha.


Os feirantes Mariana Granado e Raphael Basso, que vendem artesanatos diversos, estão empolgados com as celebrações e acreditam que a movimentação das atrações trará boas vendas. “É tradição do curitibano prestigiar as feiras e comprar presentes e lembranças. Todos sabem que aqui vão encontrar produtos diferenciados e de qualidade", afirmou a feirante.


Raphael complementou a fala da esposa, explicando que os clientes já conhecem as feiras e esperam pelos produtos sazonais. “Estas feiras são uma oportunidade de os feirantes apresentarem uma cartela maior de produtos, para atender a um público mais diversificado”, explicou o comerciante.


O maior Natal da história da cidade

A programação de Natal se estende por 44 dias e vai até 23 de dezembro — com a decoração iluminando Curitiba até 6 de janeiro de 2026. Neste período estão previstos mais de 150 espetáculos ao ar livre em diversos parques e locais da cidade, além de corredores de luzes, projeções mapeadas, árvores iluminadas, roda-gigante, carrosséis e feiras especiais.


PMC

Comentários


bottom of page