top of page
  • Foto do escritorJornal do Juvevê

Uma conversa sobre ANSIEDADE


A ansiedade é uma resposta natural do corpo frente a situações de estresse e tem como função o desenvolvimento de estratégia de previsibilidade e controle, preparando o corpo para reagir diante de ameaças.

Todos nós vamos experimentar algum nível de ansiedade em diferentes momentos da vida, mas quando esse estado se torna persistente e interfere nas atividades diárias, é momento de buscar auxílio.

E ao buscar auxílio você vai saber diferenciar a ansiedade dita “normal” e “patológica”, haja vista, que os transtornos de ansiedade podem se manifestar de diversas formas e sintomas diferentes, sendo comum entre eles a presença do medo e preocupação.

O transtorno de ansiedade generalizada ou simplesmente TAG, tem por característica a ansiedade e preocupação excessivas presente na maioria dos dias, por pelo menos seis meses em diferenciados contextos. Os sintomas passam por inquietação ou sensação de nervos à flor da pele, fatigabilidade, dificuldade de concentração, irritabilidade, tensão muscular e perturbação do sono. As causas podem ser uma combinação de fatores como  predisposição genética, experiências traumáticas, estresse crônico e desequilíbrios químicos no cérebro.

Estamos diante de uma condição que pode impactar significativamente a qualidade de vida e o funcionamento diário das pessoas afetadas, que chegam ao consultório aprisionadas em um ciclo de preocupação, intolerância às incertezas e foco apenas no negativo.

Por fim, tanto diagnóstico como tratamento adequado são essenciais e vão envolver abordagens terapêuticas como terapia cognitivo-comportamental e, em alguns casos, medicamentos ansiolíticos, prescritos por médico psiquiatra.


Cláudia Ducci Hartmann

Psicóloga CRP 08/37672

Especialista em Terapia Cognitivo Comportamental

duccihartmann@gmail.com / @psi.claudiaducci

 

 

Referências:

APA - American Psychiatric Association. Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais: DSM-5-TR. 5.ed., texto revisado. Porto Alegre: Artmed, 2023.

99 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page