top of page

Solenidade celebra 40 anos da conquista nacional do Coritiba

Jogadores do título de 85 e atuais dirigentes do Coritiba foram homenageados na sessão solene realizada na Câmara Municipal de Curitiba.

ree

Na noite da última segunda-feira (4), os vereadores Nori Seto (PP) e João da 5 Irmãos (MDB) promoveram uma sessão solene no Palácio Rio Branco, sede da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), para comemorar os 40 anos da conquista do Campeonato Brasileiro pelo Coritiba Foot Ball Club. O encontro reuniu ex-atletas, que participaram da conquista da Série A do Brasileirão de 1985, dirigentes, políticos e torcedores do Coxa. A noite foi marcada pela entrega de honrarias e discursos que exaltaram a campanha e o título, que trouxe visibilidade nacional ao futebol paranaense.


“Hoje temos a honra de reconhecer e enaltecer a importância dessa conquista heróica e histórica, que foi o título do Coxa de 1985. Tenho certeza que, assim como eu, cada um que está presente aqui hoje tem uma história única e especial com o Coritiba, feita de momentos marcantes, alegrias, emoções, amizades e desafios. Que o Coritiba continue sendo uma referência nacional e internacional do nosso estado”, disse Nori Seto na abertura da solenidade. 


“Comemoramos hoje não só mais uma conquista do futebol, mas também a potência do nosso estado na promoção de oportunidades aos jovens por meio do esporte. Por isso valorizo e celebro o título do Coritiba, pois sei que ele representa o esporte de Curitiba”, complementou João da 5 Irmãos (MDB), que fez questão de destacar o reconhecimento nacional que a capital do Paraná possui por sua infraestrutura esportiva.


Conquista marcou o futebol paranaense

Marianna Líbero de Souza, presidente da Associação Coritiba Foot Ball Club, falou sobre a importância do legado do título e comentou sobre a necessidade de maior valorização do futebol paranaense. “Eu, infelizmente, não era nascida naquele 31 de julho de 1985, mas o que eu ouvi dizer é que foi muito difícil, e, mesmo com toda a dificuldade, essa equipe está aqui hoje, muito bem representada [...]. Meu obrigada por terem transformado gerações de torcedores que vieram antes de mim e por terem colocado o futebol paranaense em cenário nacional. Vocês jamais serão esquecidos!”. 


“Fomos o primeiro clube do Paraná a conquistar o Brasil. Um feito que não apenas nos colocou entre os gigantes, mas também representou o orgulho de um estado. Esse título mostra que é possível sonhar grande, e é com esse espírito que queremos colocar tanto o Coritiba quanto o futebol paranaense em projeção nacional”, destacou Lucas de Paula, atual CEO do clube.Também participaram da solenidade o deputado estadual Antonio Anibelli Neto; o secretário municipal de Esporte, Lazer e Juventude, Professor Euler; o presidente da Federação Paranaense de Futebol, Hélio Cury Filho; além de vários ex-presidentes e patrocinadores do clube.


Fonte: CMC

Foto: Carlos Costa/CMC

Comentários


bottom of page