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Praça Rui Barbosa vira novo terminal de integração temporal entre linhas do transporte coletivo

“Quem usa o transporte coletivo sabe da importância dessa integração aqui na Rui Barbosa, que recebe diariamente um grande fluxo de pessoas. A partir de hoje o passageiro vai poder integrar as linhas convencionais com as expressas e os eixos Centro/Sul com o Leste/Oeste. Essa é uma iniciativa que vai também ajudar no movimento do comércio no Centro, dentro do nosso projeto de revitalização da região central da cidade”, disse o prefeito, acompanhado do vice e secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Paulo Martins.

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O prefeito Eduardo Pimentel anunciou, na manhã desta quinta-feira (14/8), que a Praça Rui Barbosa passa a ser o novo terminal de integração temporal do transporte coletivo da capital. A partir de hoje, o passageiro poderá fazer a conexão entre linhas convencionais e expressas e também entre os biarticulados que operam os eixos Centro/Sul e Leste/Oeste que operam na Rui Barbosa sem ter que pagar uma nova passagem.


O projeto vai beneficiar 55 mil passageiros/dia e envolve a conexão de 39 linhas convencionais e 4 expressas que operam na Rui Barbosa, transformando o terminal a céu aberto no quinto maior da cidade, atrás apenas do Pinheirinho, Capão Raso, Cabral e Boqueirão.O presidente da Urbanização de Curitiba (Urbs), Ogeny Pedro Maia Neto, lembra que a Praça Rui Barbosa sempre foi um local de grande fluxo de linhas, mas elas não tinham integração entre si, como num terminal convencional. “É importante ressaltar que se cada pessoa fizer uma integração aqui na Rui Barbosa, será uma economia de pelo R$ 300 mil por dia”, calculou.


A integração temporal na Rui Barbosa vai funcionar de duas formas. A primeira entre as linhas convencionais – que ligam os bairros ao Centro – e as linhas expressas 603-Pinheirinho/Rui Barbosa, 303-Cententário/Campo Comprido sentido Leste, 303-Centenário/Campo Comprido sentido Oeste e 302-Cententário/Rui Barbosa. Serão beneficiadas 44 mil pessoas nessa conexão. O tempo de integração é de uma hora.

A segunda novidade é a integração entre os eixos Centro/Sul e Leste/Oeste com a conexão entre as linhas expressas 603-Pinheirinho/Rui Barbosa com 303-Cententário/Campo Comprido Leste, 303- Centenário/Campo Comprido Oeste e 302-Cententário/Rui Barbosa. Cerca de 11 mil pessoas utilizam essas linhas nos dias úteis. Neste caso, o tempo de integração é de dez minutos. A Urbs vai fazer uma avaliação dos primeiros dias da integração e poderá ampliar esse prazo se houver necessidade.


Praça Carlos Gomes

Durante o lançamento da integração temporal na Rui Barbosa, o prefeito adiantou que já determinou a implantação da integração temporal também na Praça Carlos Gomes. “Já determinei ao presidente da Urbs que faça estudo também para integração temporal na Praça Carlos Gomes com a Praça Rui Barbosa, fazendo a ligação também com o eixo Boqueirão”, declarou.


Pimentel também falou sobre a ampliação da integração temporal entre todo o transporte coletivo, com o novo contrato de concessão, que deve entrar em vigor no próximo ano.


Como funciona

A integração temporal na Rui Barbosa funciona com a utilização do cartão transporte Urbs (usuário e estudante). A primeira via do cartão-transporte é gratuita e os detalhes para sua confecção podem ser conferidos AQUI. 


Entre os expressos, o passageiro valida o seu cartão na sua origem normalmente, passa novamente o cartão no validador de integração - que foi implantado especialmente para a conexão temporal na sua estação de desembarque - e em seguida passa o cartão na catraca da próxima linha.


Entre convencionais e expressos, basta passar o cartão na sua origem, descer do veículo e passar no validador na estação ou ônibus seguinte. Não há necessidade de utilizar um validador de integração. Em ambos os casos, o sistema lê que se trata de uma integração e a segunda tarifa não é debitada.


Fonte: PMC

Foto: Pedro Ribas/SECOM

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