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Frota elétrica no transporte coletivo completa um ano com 620 mil usuários e aprovação dos passageiros

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Os primeiros ônibus elétricos da frota do transporte coletivo de Curitiba entraram em operação há um ano e conquistaram os passageiros, que elogiam o silêncio, conforto térmico com o ar condicionado e ainda o impacto positivo no meio ambiente, já que os veículos não produzem emissões.


A frota conta com sete veículos – seis nas linhas 010-Interbairros "Nós iniciamos os estudos para a implantação de frota elétrica em Curitiba já em 2018 e a partir de então nós já estruturamos um edital estruturado para testes de ônibus elétricos e a partir dos testes nós adquirimos sete frotas que atuam no transporte público de Curitiba, seis deles no Interbairros I, no qual pudemos verificar um aumento de quase 10% na quantidade de passageiros (no sentido horário). Foram 285,9 mil passageiros no último ano, contra 258,6 mil quando a frota não era elétrica. Isso se deve à atratividade do sistema ao público mais jovem,  que vem utilizando esses ônibus elétricos e também as facilidades que os veículos trazem", afirma Ogeny Pedro Maia Neto, presidente da Urbanização de Curitiba (Urbs), que gerencia o transporte coletivo na capital.I (horário) e 011-Interbairros I (anti-horário), que começaram a operar em 15/7/24 e um na linha 863-Água Verde, que entrou na frota em 30/9/24.


Segundo o balanço da Urbanização de Curitiba (Urbs), cerca de 620,5 mil passageiros utilizaram os sete veículos elétricos na cidade no último ano.Ogeny Pedro Maia Neto, presidente da Urbanização de Curitiba (Urbs).


Os ônibus elétricos são os primeiros da frota de Curitiba com ar-condicionado, para melhor conforto térmico dos passageiros. Têm piso baixo para melhor embarque e desembarque de pessoas com mobilidade reduzida e ainda contam com entradas USB para recarga de celulares e sistema de anúncio de fechamento das portas.

Os veículos em funcionamento são das marcas BYD e Volvo, e cada um evita, em média, a emissão de 118,7 toneladas de CO2 ao ano na atmosfera, o equivalente ao plantio de 847 árvores por veículo.


Mais linhas

O vendedor Tiago Araújo, 35 anos, já andou em ônibus elétrico que foi testado na linha Interbairros II e utiliza a linha Interbairros I quando não se desloca de bicicleta. “O silêncio, o ar condicionado, que é importante no verão. O meu pedido só é que a Prefeitura amplie a frota elétrica, com ônibus maiores, articulados, em mais linhas”, afirma Tiago.


Além dos sete elétricos já entregues, a Prefeitura de Curitiba vai comprar mais 54 veículos com recursos de R$ 380 milhões do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) do Governo Federal, com previsão para entrar em funcionamento em 2026 Os veículos, articulados, devem circular nas linhas novo Inter 2 (piso alto) e Interbairros II (piso baixo). Os recursos previstos no PAC vão bancar tanto a compra dos veículos como a infraestrutura de recarga dos ônibus que será necessária para o funcionamento dos veículos elétricos.


Também foi aprovado, com o banco de desenvolvimento alemão KfW, o financiamento de € 100 milhões (cerca de R$ 628,9 milhões), para a aquisição de 84 ônibus elétricos — sobretudo biarticulados — para o futuro Ligeirão Leste/Oeste, além da instalação de 27 sistemas de energia solar em prédios públicos e eletropostos para recarga.


Interbairros I

Os seis ônibus da linha Interbairros I são do modelo D9W, da marca BYD, e têm 13,2 metros, com capacidade para 90 passageiros e autonomia de 250 quilômetros. Os veículos estão em operação desde 15 de julho.


As linhas 010-Interbairros I (horário) e 011-Interbairros I (anti-horário) transportam cerca de 2,5 mil passageiros por dia e percorrem 14 bairros, em trajeto de cerca de 20 quilômetros e 75 minutos. Elas passam pelos bairros Centro Cívico, Bom Retiro, Mercês, Bigorrilho, Batel, Água Verde, Rebouças, Parolin, Prado Velho, Jardim Botânico, Alto da XV, Hugo Lange, Alto da Glória e Juvevê.


Com extensão de 13.584 metros (ida e volta) ligando o bairro Água Verde à Praça Tiradentes, a linha 863-Água Verde atende a 900 passageiros em dias úteis. Desde setembro do ano passado, um ônibus elétrico do modelo Volvo BZL está circulando na linha, com capacidade para 85 passageiros e extensão de 12,6 metros.


Meta de descarbonização

O projeto de descarbonização da frota está alinhado ao PlanClima (Plano de Adaptação e Mitigação das Mudanças Climáticas de Curitiba) e é considerado referência no país por unir um amplo programa de testes da tecnologia a um novo modelo de concessão, em 2025, que já contemplará a matriz energética não poluente.


FONTE: PMC

FOTO: RICARDO MARAJÓ/SECOM



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