Cãominhada, atividades de lazer e serviços movimentam o Domingo no Centro
- Jornal do Juveve
- há 12 horas
- 3 min de leitura
A Cãominhada terá concentração às 10h, em frente à fonte da Rua XV de Novembro, na esquina com a Alameda Doutor Muricy. A saída será às 10h30 em direção ao evento Domingo no Centro, até a Praça Osório.

O último domingo do mês de agosto (31/8) vai marcar a volta do Amigo Bicho para o evento Domingo no Centro, que reúne atividades gratuitas e serviços da Prefeitura de Curitiba no Calçadão da XV de Novembro. Esta será a 14ª edição do Amigo Bicho deste ano e levará 25 cães, todos vacinados e castrados, para adoção.
O evento será feito próximo ao Bondinho de Leitura da XV, das 9h às 15h. Os cães disponíveis para adoção são animais resgatados pelo Centro de Referência de Animais em Risco (Crar) e de protetores independentes da cidade. A Família Folhas também vai participar dando dicas de adoção responsável para crianças e adultos que forem ao local.
Além do Amigo Bicho, feito pela Rede de Proteção Animal, quem for até o local com seu cão vai poder participar da Cãominhada promovida pela RICTV.
Microchipagem
Durante o Amigo Bicho, a Rede de Proteção Animal fará microchipagem gratuita de cães. A microchipagem garante mais segurança e facilita a localização dos animais em caso de perda.
A adoção responsável será um dos temas centrais do evento, mostrando como adotar um pet pode transformar vidas. A Rede de Proteção Animal também levará um totem com um monitor de vídeo para promover uma feira de adoção virtual de gatos. Serão exibidos vídeos de gatos que estão no Crar para adoção e quem se interessar pode preencher um pré-cadastro com a equipe da Rede.
Adoção permanente
O Centro de Referência de Animais em Risco (Crar) mantém uma campanha permanente de adoção gratuita de cães e gatos. O local funciona todos os dias, das 9h às 11h30 e das 13h30 às 15h30, na Rua Lodovico Kaminski, 1.381, CIC. Nos fins de semana e feriados, o atendimento é feito em regime de plantão.
Domingo no Centro
O Domingo no Centro ainda traz uma programação variada com área de lazer, brinquedos inclusivos, foodtrucks, oficina de escultura e muitos serviços como o Sine Móvel e o ônibus da Urbs.
A iniciativa, promovida pela Prefeitura de Curitiba, reforça o compromisso de valorizar o Centro como espaço de convivência, lazer e cuidado com a saúde dos curitibanos. O evento faz parte do Curitiba de Volta ao Centro, o maior projeto de revitalização da história que une segurança reforçada, infraestrutura moderna e valorização cultural para devolver o Centro da cidade aos curitibanos.
Na edição de agosto, o palco principal, quase na entrada da Praça Osório, traz uma programação eclética, com apresentação de orquestra, ballet, coral e música gaúcha. Para as crianças, jogos e atividades coordenadas pela Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj), e ainda cantinho da leitura, pintura em papel kraft, contação de histórias e distribuição de livros.
A Fundação Cultural ainda promove a visita guiada Caminhando através do passado com tema “Praça Generoso Marques: (re)conhecendo o patrimônio histórico e cultural de Curitiba”. As vagas estão esgotadas.
Uma extensa rede de serviços também estará presente com equipes da Secretaria da Saúde distribuindo autotestes; ações de combate à violência contra a mulher; vagas de emprego no Sine Móvel; orientação de saúde bucal; e trânsito.
A festa fica completa com foodtrucks, artigos de economia solidária, exposição de carros antigos e participação do município de Almirante Tamandaré, da Região Metropolitana de Curitiba, que irá expor produtos e artesanato local.
Quem faz
O Domingo no Centro é promovido de forma integrada por diversas secretarias e órgãos municipais: Governo Municipal (SGM); Esporte, Lazer e Juventude (Smelj); Meio Ambiente (SMMA); Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN); Desenvolvimento Humano (SMDH); Defesa Social e Trânsito (SMDT); Comunicação (Secom); Saúde (SMS); Mulher e Igualdade Étnico-Racial (Smir); Desenvolvimento Econômico e Inovação (SMDEI); Educação (SME); Secretaria Extraordinária para o Desenvolvimento da Região Metropolitana de Curitiba (SEDRMC); Fundação Cultural de Curitiba (FCC); Instituto Municipal de Turismo (IMT); Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc); Fundação de Ação Social (FAS); Urbs; Guarda Municipal; e Superintendência de Trânsito de Curitiba (Setran).
Serviço
Domingo no Centro de Agosto
Data: 31/8Horário: 9h às 15h
Local: Rua XV de Novembro
Para a realização do Domingo no Centro serão bloqueadas as ruas Ébano Pereira e Voluntários da Pátria.
Fonte: PMC
Foto: Daniel Castellano/ECOM (ARQUIVO)