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Comércio do Centro reúne tradição e novidades lado a lado

“A Casa Glaser começou como um empório de secos e molhados, passando a oferecer cristais importados no início do século 20. Hoje, comercializamos móveis, luminárias, objetos de decoração e uma variedade de utilidades para a casa, inclusive os itens que tornaram a loja referência, como os cristais da Boêmia e cafeteiras italianas”, conta Bianca Glaser, hoje no comando do estabelecimento e bisneta do fundador, Wenceslau Glaser.

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Na hora de fazer compras, experimentar novos sabores gastronômicos e buscar algum serviço de conveniência, coloque o Centro de Curitiba sempre no seu roteiro. O bairro oferece uma variedade de comércios, como poucas regiões da capital, com lojas centenárias convivendo lado a lado com novos pontos de varejo do bairro.


Inaugurada em 1887, a Casa Glaser foi “testemunha” da queda do Império no Brasil e ajudou a escrever a história do comércio de rua de Curitiba. É a loja mais antiga em atividade no Paraná, com 138 anos de história e tradição em um imóvel histórico na esquina da Rua Comendador Araújo com a Visconde do Rio Branco.


Para conquistar novos compradores, Bianca investe hoje em relacionamento digital com a clientela. “Temos um e-commerce que vende para todo o Brasil. Mas também trabalhamos com um atendimento muito personalizado, pois temos uma clientela fiel.


Tenho freguesas com quase 100 anos”, completa Bianca, que hoje divide a administração com a filha, Mariela.


Em 2002, com a inauguração do Centro Empresarial e da Galeria Glaser, a centenária loja foi integrada ao complexo. O edifício de dois pavimentos, com ares neoclássicos, forma uma bela composição com o prédio de escritórios contemporâneo.


Variedade

O Centro de Curitiba reúne, atualmente, 4,4 mil estabelecimentos, 10% do total dos 44,5 mil comércios varejistas de toda a cidade, segundo dados do Serviço de Inteligência de Mercado ACP/Equifax, da Associação Comercial do Paraná (ACP).


De pequenos estabelecimentos familiares a grandes lojas de redes locais e nacionais, percorrer as ruas do Centro é garantia de o consumidor encontrar caminhando, em um raio de 5 km, várias opções de comércios de gastronomia (restaurantes, bares, cafés, empórios, confeitarias e padarias), de roupas e calçados, beleza e cuidados pessoais, utilidades domésticas, informática e eletrônicos, ortopédicos, eletrodomésticos, materiais de construção, presentes, armarinhos, pets e muitos outros serviços de conveniência.


O presidente da Associação Comercial do Paraná (ACP), Antônio Gilberto Deggerone, ressalta que a diversidade de comércio é um diferencial do Centro de Curitiba, além da grande oferta de estabelecimentos que se complementam.   


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O presidente da ACP espera que este ciclo virtuoso do comércio avance com as ações do projeto Curitiba de Volta ao Centro, contribuindo para que mais consumidores escolham o comércio do Centro para fazer suas compras e vivenciar outras experiências no bairro.

“A ACP reconhece o empenho da gestão do prefeito Eduardo Pimentel em promover o redesenvolvimento do Centro, ao propor e liderar o projeto Curitiba de Volta ao Centro, para atrair mais pessoas para a região, com iniciativas como o Domingo no Centro, o Centro Seguro e outras ações para tornar o bairro mais atraente”, disse Deggerone.


Desde fevereiro, quando Eduardo Pimentel lançou o projeto Curitiba de Volta ao Centro, várias iniciativas têm contribuído para tornar o Centro mais seguro e acolhedor. Destaque para as ações periódicas e em conjunto das forças de segurança, a modernização da iluminação pública em 94 ruas do bairro, o trabalho das equipes da FAS de sensibilização para que pessoas em situação de rua aceitem acolhimento nos abrigos e eventos como o Domingo no Centro e Inverno Curitiba, que têm levado mais famílias para a região.


Informações e curiosidades mostram a força do comércio do Centro


Fonte: PMC

Foto: Isabella Mayer/SECOM

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