top of page
  • Foto do escritorJornal do Juvevê

Você já ouviu falar em Síndrome do Esgotamento Mental ou Síndrome de Burnout?


Segundo o Ministério da Saúde é “um distúrbio emocional com sintomas de exaustão extrema, estresse e esgotamento físico resultante de situações de trabalho desgastante, que demandam muita competitividade.”


A sua causa principal é o excesso de trabalho e acomete, em geral, profissionais cuja atuação envolve demasiada pressão e responsabilidade.


Os sintomas podem envolver tonturas, dores de barriga, cansaço excessivo, nervosismo, irritação, fadiga, isolamento, dores musculares, negatividade constante, sensação de derrota, de fracasso e de incompetência.


O Burnout não tratado, acarreta uma sensação de incapacidade na realização de suas funções, acompanhada de profundo sentimento de exaustão e frustração em relação ao trabalho e esta percepção tende a se estender aos demais setores da vida.


A responsabilidade de zelar pela saúde mental dos colaboradores, mediante práticas que incentivem o cuidado e o bem estar fazem a diferença. Ao oferecer programas de qualidade de vida, proporcionando uma boa comunicação entre líderes e colaboradores, a empresa está zelando pelo seu bem mais precioso - as pessoas.


O cenário ideal é o foco na prevenção, com a busca pelo necessário equilíbrio entre vida pessoal, trabalho, lazer e a prática de atividades físicas.


Ao identificar-se com os sintomas na leitura do texto, busque ajuda profissional.


Obrigada por acompanhar o Jornal do Juvevê e a coluna de Psicologia Vida Plena Psi, até a próxima semana.





Cláudia Ducci Hartmann

Psicóloga CRP 08/37672

duccihartmann@gmail.com

@psi.claudiaducci

159 visualizações3 comentários

Posts recentes

Ver tudo

Autismo

3 Comments


Guest
Oct 30, 2023

De maneira muito importante as colocações sobre assuntos tão importantes que nos ajudam a desenvolver uma vivência com boa saúde e bem estar pessoal e orientações da área mais plena da psicologia e que nos propiciam ensinamentos para uma vida melhor.


Like

Guest
Oct 23, 2023

Bem esclarecedor. Parabéns 👏

Like

Guest
Oct 23, 2023

O texto e o assunto é bastante esclarecedor uma realidade muito forte nos dias atuais.

Like
bottom of page