Vereador Pier Petruzziello fala sobre o início do programa inédito de estágio para jovens com TEA na Câmara de Curitiba
- Jornal do Juveve
- 17 de nov.
- 2 min de leitura

A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) deu um passo histórico na inclusão ao receber, nesta segunda-feira (17), a primeira turma do novo programa de estágio para jovens com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A iniciativa — inspirada em modelo semelhante implementado no Congresso Nacional — só se tornou realidade graças à atuação do vereador Pier Petruzziello (PP), responsável por protocolar o pedido que resultou na criação do programa.
Durante a acolhida oficial em plenário, Pier Petruzziello celebrou a conquista e reforçou o papel do poder público na promoção de políticas inclusivas. “O setor público tem que dar o exemplo, tem que sair do discurso e ir para a prática, fazendo acontecer”, destacou o vereador, que conheceu o programa em Brasília e mobilizou a Mesa Diretora da Câmara para implementá-lo em Curitiba.
Nesta primeira etapa cinco jovens foram selecionados para iniciar sua trajetória profissional na CMC: quatro estudantes do Ensino Médio e um do Ensino Superior. Eles atuarão em gabinetes parlamentares, recebendo suporte contínuo de uma equipe multidisciplinar composta por psicólogos e por uma terapeuta integrativa — profissional autista que já integra o quadro da Casa, na área de Saúde Ocupacional.
O presidente da Câmara, Tico Kuzma (PSD), parabenizou a iniciativa e reforçou a disposição da Casa em ampliar o número de vagas futuramente. “Nosso objetivo é fortalecer as políticas de inclusão”, afirmou.
Os novos estagiários foram acompanhados por suas famílias durante a apresentação oficial no plenário do Palácio Rio Branco. A distribuição deles nos gabinetes ficou assim definida:
• Gabriel Borato – Gabinete do vereador Pier Petruzziello (PP)
• Israel Bonfim – Gabinete de Meri Martins (Republicanos)
• Kauany Cicarello – Gabinete de João da 5 Irmãos (MDB)
• Myllena Emanuele – Gabinete de Marcos Vieira (PDT)
• Bruno Fernando – Gabinete de Angelo Vanhoni (PT)
O programa representa um marco para a Câmara de Curitiba e reforça o compromisso da instituição — e especialmente do vereador Pier Petruzziello — com a construção de uma sociedade mais inclusiva, oferecendo oportunidades reais para que jovens com TEA ingressem no mercado de trabalho e desenvolvam suas habilidades em um ambiente público acolhedor e preparado.
“Que seja apenas o início de um grande processo de inclusão. Tenho certeza que outros vereadores vão se inscrever e que em breve teremos mais vagas e mais jovens ocupando esse importante espaço. Que vocês que começam hoje, possam fazer a diferença para nossa cidade e também para os jovens que virão na sequência.”, finalizou o vereador Pier Petruzziello no plenário da casa.




Comentários