Jornal do Juvevê
Uma baiana no meio das letras
O Reflexo Atual da Subjugação Feminina" e Abstrações - Gritos que ecoam da alma são duas obras da baiana Chirles Oliveira. Vale a pena a leitura.

Chirles Oliveira nasceu em Itarantim-BA, reside em Vitória da Conquista.
É bacharela em Direito pela UESB, especialista em Direito do Trabalho e Violência Contra a Mulher, licencianda em Letras/Inglês.
É poetisa e escritora. Possui o título de Doutora Honoris Causa outorgado pela Academia de Letras do Brasil-SP, onde ocupa a cadeira 38, integra ainda, a Academia Internacional de Literatura Brasileira e a Academia Internacional Poetas Além do tempo.
Em 2022 recebeu certificação no concurso Clara Gazen-RS com o poema “O Florescer de uma Mulher”. Em 2023 recebeu o troféu Autor Revelação no Prêmio Destaques Literários, onde seu livro “Abstrações” foi premiado com o 2º lugar. Foi vencedora do 1° Prêmio Sapiens de Literatura na categoria Melhor Biografia. Autora de "Abstrações - Gritos que ecoam da alma", "O reflexo atual da subjugação feminina" e coautora de "Entre sonhos e travessuras", participa em dezenas de coletâneas nacionais e internacionais. Orgulha-se em ser mãe e avó.

Abstrações - Gritos que ecoam da alma: reúne poesias com temas diversos que apresenta as abstrações de uma mulher preta, nascida em uma periferia como tantas outras, que eternizou os gritos de sua alma em versos.
A obra reúne os textos produzidos ao longo de sua jornada.
Assim, de forma densa e por vezes, exagerada, apresenta o grito que ecoa da alma, ora pelo amor muitas vezes almejado e nunca alcançado, ora pelas frustrações nas relações humanas cotidianas.
Dessa forma, o livro mescla em grande parte poemas de amor, desilusão e anseios, incluindo as abstrações de uma adolescente ao experimentar seu primeiro beijo, até os poemas mais pungentes que ecoaram da sua alma angustiada pelos muitos desencantos que a vida traz.
https://loja.tomaaiumpoema.com.br/abstracoes-chirles-oliveira

O Reflexo Atual da Subjugação Feminina": oferece uma visão profunda e abrangente da história da opressão da mulher pelo homem.
Desde o surgimento do patriarcado até os dias atuais, o livro examina como o machismo persiste em nossa sociedade, mesmo sob a bandeira da igualdade e da isonomia entre homens e mulheres garantida pela nossa Constituição.
A obra explora de forma crítica como o preconceito se inicia desde a diferenciação no tratamento do filho e da filha e como ele é perpetuado dentro das próprias famílias.
Assim, através de uma combinação de fundamentações teóricas de outros autores associados a visão pessoal do autor, o livro busca auxiliar o leitor a construir seu próprio conceito sobre a igualdade e ajudá-lo a fazer parte da construção de uma sociedade mais tolerante e respeitosa.
https://www.amazon.com.br/Reflexo-Atual-Subjuga%C3%A7%C3%A3o-Feminina-ebook/dp/B0C8KQY8Q5
instagram: @chirles.oliveira