top of page
  • Foto do escritorJornal do Juvevê

Uma baiana no meio das letras

O Reflexo Atual da Subjugação Feminina" e Abstrações - Gritos que ecoam da alma são duas obras da baiana Chirles Oliveira. Vale a pena a leitura.



Chirles Oliveira nasceu em Itarantim-BA, reside em Vitória da Conquista.


É bacharela em Direito pela UESB, especialista em Direito do Trabalho e Violência Contra a Mulher, licencianda em Letras/Inglês.


É poetisa e escritora. Possui o título de Doutora Honoris Causa outorgado pela Academia de Letras do Brasil-SP, onde ocupa a cadeira 38, integra ainda, a Academia Internacional de Literatura Brasileira e a Academia Internacional Poetas Além do tempo.


Em 2022 recebeu certificação no concurso Clara Gazen-RS com o poema “O Florescer de uma Mulher”. Em 2023 recebeu o troféu Autor Revelação no Prêmio Destaques Literários, onde seu livro “Abstrações” foi premiado com o 2º lugar. Foi vencedora do 1° Prêmio Sapiens de Literatura na categoria Melhor Biografia. Autora de "Abstrações - Gritos que ecoam da alma", "O reflexo atual da subjugação feminina" e coautora de "Entre sonhos e travessuras", participa em dezenas de coletâneas nacionais e internacionais. Orgulha-se em ser mãe e avó.



Abstrações - Gritos que ecoam da alma: reúne poesias com temas diversos que apresenta as abstrações de uma mulher preta, nascida em uma periferia como tantas outras, que eternizou os gritos de sua alma em versos.


A obra reúne os textos produzidos ao longo de sua jornada.


Assim, de forma densa e por vezes, exagerada, apresenta o grito que ecoa da alma, ora pelo amor muitas vezes almejado e nunca alcançado, ora pelas frustrações nas relações humanas cotidianas.


Dessa forma, o livro mescla em grande parte poemas de amor, desilusão e anseios, incluindo as abstrações de uma adolescente ao experimentar seu primeiro beijo, até os poemas mais pungentes que ecoaram da sua alma angustiada pelos muitos desencantos que a vida traz.


https://loja.tomaaiumpoema.com.br/abstracoes-chirles-oliveira



O Reflexo Atual da Subjugação Feminina": oferece uma visão profunda e abrangente da história da opressão da mulher pelo homem.


Desde o surgimento do patriarcado até os dias atuais, o livro examina como o machismo persiste em nossa sociedade, mesmo sob a bandeira da igualdade e da isonomia entre homens e mulheres garantida pela nossa Constituição.


A obra explora de forma crítica como o preconceito se inicia desde a diferenciação no tratamento do filho e da filha e como ele é perpetuado dentro das próprias famílias.


Assim, através de uma combinação de fundamentações teóricas de outros autores associados a visão pessoal do autor, o livro busca auxiliar o leitor a construir seu próprio conceito sobre a igualdade e ajudá-lo a fazer parte da construção de uma sociedade mais tolerante e respeitosa.



instagram: @chirles.oliveira

36 visualizações1 comentário

1 Comment


Guest
Nov 10, 2023

Chirles como membro da ALB-SP, é um orgulho. Sentir que nossos Academicos tem um perfil ativo, motivando cada dia mais, o seu crescimento, nós faz sentir que, todo esforço para motivar nossos Academicos é gratificante. Parabéns Chirles Doroty Dimolitsas. Vice-Presidente da ALB-SP

Like
bottom of page