top of page

UFPR ministrará curso que vai abordar o genocídio em Gaza em outubro


Curso de extensão marcará os dois anos do Holocausto Palestino, recordando também outros genocídios no mundo colonial


ree

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) ministrará, entre os dias 6 e 8 de outubro, o curso “Genocídios: de Gaza à África e às Américas – Entre as Ciências Humanas e o Direito Internacional”.


O curso irá abordar diversos casos históricos de dizimação de populações originárias em países distintos, em uma análise comparativa da supressão dos indígenas argentinos no século XIX, passando pelos crimes da Alemanha na Namíbia no início do século XX, depois o Congo e Ruanda, até chegar ao genocídio da população palestina em Gaza cometido por “israel” desde 2023. A programação completa pode ser vista ao final desta matéria.

O evento ocorrerá exatamente no aniversário de dois anos do genocídio que já exterminou mais de 75 mil palestinos em Gaza, executado por “israel” com o patrocínio dos Estados Unidos e a cumplicidade da chamada “comunidade internacional”. Ele é organizado pelo Programa de extensão “Territorialidades, racialidades, identidades e resistências: educação antirracista, em direitos humanos e história pública”, coordenado pelo professor Fábio Bacila Sahd, que também é secretário de Direitos Humanos e Solidariedade da Federação Árabe Palestina do Brasil (Fepal).


“A proposta do curso é justamente marcar os dois anos do início do genocídio em Gaza com uma reflexão baseada nas ciências humanas e no direito internacional acerca do que são os genocídios”, diz o professor ao site da Fepal. “Pretendemos mostrar os precedentes de Gaza, tanto no que se refere à Questão Palestina quanto à experiência de outros genocídios, sobretudo no mundo colonial – por isso esse recorte da América e da África. Mostrando como Gaza não é uma exceção, mas um elemento que vem acontecendo com frequência na modernidade, sobretudo nessas realidades coloniais.

E a realidade palestina é uma realidade colonial, pois se tem um regime de apartheid que é a consolidação da lógica colonial, que também executa um genocídio.”

A participação no curso é gratuita e haverá emissão de certificado de 8 horas.


Será possível participar remotamente, de todo o Brasil, para quem não puder comparecer ao campus da UFPR. Para os inscritos na modalidade online, o link de acesso à sala virtual será enviado por e-mail antes da abertura do evento. Também haverá transmissão ao vivo pelo canal no Youtube do Museu da Igualdade. Para se inscrever, basta preencher este formulário.


O quê? Curso de extensão universitária “Genocídios: de Gaza à África e às Américas – Entre as Ciências Humanas e o Direito Internacional”


Quando? Dias 6, 7 e 8 de outubro de 2025

Onde? Anfiteatro 400, 4º andar, Edifício D. Pedro I, Reitoria da Universidade Federal do Paraná. Rua General Carneiro, 460 – Curitiba/PR.

Confira a programação completa do curso:

6 de outubro, às 19h

Fábio Bacila Sahd (UFPR): “Faixa de Gaza: genocídio dentro do apartheid”

Naiara Batista Krachenski Stadler (Unespar): “O primeiro genocídio do século XX: Hereros e Namas na África do Sudoeste Alemão”

Fábio Feltrin (UFPR): “O genocídio indígena na Argentina do século XIX”

7 de outubro, às 19h

Barbara Caramuru (UFPR): “Questões indígenas: da Palestina ao Brasil”

Danilo Ferreira da Fonseca (Unicentro): “O genocídio em Ruanda”

André Ricardo dos Santos Lopes (USP): “Genocídio e o Direito Internacional”

8 de outubro, às 19h

Sami El Jundi (UFRGS): “Congo e os genocídios do século XXI”

Comentários


bottom of page