top of page
  • Foto do escritorJornal do Juvevê

Situação dos alunos matriculados na Educação Infantil e Ensino Fundamental de Curitiba é abordada na Assembleia

O Grande Expediente foi utilizado pela secretária de Educação de Curitiba, Maria Silvia Bacila para explicar sobre cadastro escolar, critérios, procedimentos e auditoria de dados.



Por solicitação da 2ª secretária da Assembleia Legislativa, deputada Maria Victoria (PP) e pelo presidente da Comissão de Educação, deputado Hussein Bakri (PSD), o Grande Expediente desta segunda-feira (08) foi utilizado pela secretária de Educação de Curitiba, Maria Silvia Bacila para discorrer sobre o cadastro escolar on line, critérios, procedimentos e auditoria e dados na rede municipal de ensino da capital.


O sistema educacional de Curitiba atende hoje, 140 mil crianças e estudantes matriculados na Educação Infantil e Ensino Fundamental com 186 escolas municipais, 234 Centros Municipais de Educação Infantil e 17 mil profissionais da Educação (professores, inspetores, administrativo e suporte).


A secretária Maria Silvia Bacila destacou a importância de utilizar o espaço da Assembleia para narrar as ações realizadas pela Secretaria Municipal de Educação no atendimento aos alunos da Educação Infantil e Ensino fundamento do município.  “Estou aqui justamente para alertar que existe esse cadastro e ele precisa ser feito para que as crianças tenham a garantia de vaga em Curitiba. Não há outro caminho. As vagas em creches em Curitiba existem apenas pelo cadastro online.  Existe uma fila? Existe. Todo ano nós abrimos esse cadastro online, ele fica aberto durante o ano inteiro. Geralmente no dia 15 de novembro, quando nós chegamos na metade de novembro, fechamos o cadastro para que tenhamos condições de gerenciar a distribuição dessas vagas. E abrimos novamente no primeiro dia do ano letivo do ano subsequente”.


O Cadastro Online, lançado em 2019, é hoje a única maneira de solicitar vagas em creches para crianças de zero a três anos. Para preencher o cadastro, a criança precisa ter CPF. As famílias têm que preencher no mínimo três opções de unidades, sejam Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) ou Centros de Educação Infantil (CEIs) contratados.  O sistema mostra unidades disponíveis perto do endereço informado.


O cadastro também traz as turmas disponíveis em cada unidade educacional com o objetivo de facilitar o processo de escolha. Quando a criança for contemplada com a vaga, a família é avisada pelo e-mail cadastrado. O prazo é de seis dias para aceitação ou negativa da vaga ofertada.


O referido Cadastro Online de vagas de creches pode ser feito pelos pais no endereço eletrônico: https://cadastro-online.curitiba.pr.gov.br/login 


Fonte: ALEP

Foto: Orlando Kissner/Alep





5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page