top of page

SINDICATO DE ESCRITORES SERÁFUNDADO NO DIA 26 DE SETEMBRO

ree

A assembleia de fundação do Sindicato de Escritores do Brasil, SINEBRAS, vai ocorrer na próxima sexta-feira de forma presencial, dia 26 de setembro de 2025, às 15h00, na sede da União Geral dos Trabalhadores, UGT, na Visconde do Rio Branco, 1057, centro de Curitiba, Pr. Na ordem do dia está a ratificação de fundação do SINEBRAS, a aprovação dos estatutos, a eleição da primeira diretoria, e assuntos gerais.


Para o escritor Jorge Bernardi, eleito na reunião realizada no dia 25 de julho passado (Dia do Escritor), coordenador da Comissão de Fundação do Sinebras, o prazo de mais de dois meses para a realização da assembleia, deve-se ao foto de se tratar de um sindicato a nível nacional. Nesses casos é necessário, segundo a legislação, o interstício de, no mínimo, 45 dias, entre a publicação dos editais de convocação da categoria.


Bernardi também destaca as liderança que já preencheram sua ficha de filiação ao Sinebras, como a atriz Ítala Nandi, do Rio de Janeiro, a poeta Anita Zippin, presidente da Academia de Letras José de Alencar, o presidente do Centro de Letras do Paraná, Ney Ferracini de Azevedo, o ex-presidente da Academia Maçônica Virtual Brasileira de Letras, Paulo Tupan, de Rondônia.


Também se associaram o acadêmico Hélio Puglielli, da Academia Paranaense de Letras, o presidente de honra da Associação Paranaense de Imprensa, API, Rafael de Lalá, o atual presidente da API, Célio Martins, o escritor Carlos Alberto Tinoco, o poeta e ex desembargador Joatan Carvalho, os escritor Walter Schimidt, Pedro Ribeiro, Rudi Bodanese, Luiz Augusto Juk, Marcos Batista, Fernando Tupan, Ulisses Iarochinski, Alexandre Pagliarini, Rodrigo Berte, Osmar Galvão, Teo Lima, Maggiar Casanova, Gilmar Cardoso entre outros escritores.


O Sinebras tem o objetivo de valorizar e defender a criatividade humana no processo criativo literário - acentua Bernardi.   “Será uma entidade de profissionais liberais, que vai defender e valorizar os escritores e enfrentar as questões dos direitos autorais, o uso da inteligência artificial e das neurociências que interferem no processo criativo humano.”


O Sinebras tem entre seus associados fundadores, além de escritores do Paraná, de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Rondônia, Amazonas, Pará, Amapá, Rio Grande do Norte, Alagoas, Bahia, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Distrito Federal, e do Paraguai e dos Estados Unidos.  Ainda é possível se tornar sócio fundador, comparecendo a reunião de fundação ou preenchendo o formulário a seguir:  https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeiIz49D9ZhTJUOMW6r32oAP3rpmO9bQA1KNWCO67CXDvqcZg/viewform?usp=dialog 

Comentários


bottom of page