top of page

Saiba como pagar IPTU 2025 pelo Pix ou débito automático

Foto do escritor: Jornal do JuveveJornal do Juveve

O Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2025 pode ser pago de várias formas: nos bancos conveniados, pelo internet banking, pelos cartões de débito e crédito e, para quem deseja mais praticidade, pelo Pix ou por débito automático. 


O IPTU 2025, que vem com a Taxa de Coleta de Lixo (TCL), pode ser pago à vista, com desconto de 10%, ou parcelado em dez vezes sem juros. O vencimento da cota única e da primeira parcela é em 20 de março. 

 


Pix

Para pagar com Pix é possível utilizar o QR Code que consta no aviso de lançamento enviado pelos Correios ou escolher a opção no site da Prefeitura ou Curitiba App, quando será gerado um QR Code na tela. Neste caso, é necessário pagar logo em seguida, já que o código expira conforme a data apresentada logo abaixo do QR Code. Pelo Pix, é possível pagar tanto o IPTU em cota única quanto parcelado e a operação pode ser realizada em qualquer banco.


O pagamento realizado via PIX oferece praticidade, rapidez e segurança para os contribuintes, é processado em minutos, possibilitando a emissão rápida da certidão de débitos municipais.


Débito automático

Para quem optar pelo débito automático, basta fazer a solicitação diretamente ao banco onde tem conta, nos canais de atendimento disponibilizados, 30 dias antes do vencimento da parcela (esse é o prazo que os bancos pedem para realizar seus cadastros). O contribuinte pode fazer essa solicitação mesmo após pagar alguma parcela. 


Os bancos conveniados para débito automático são Caixa Econômica Federal; Bradesco; Banco do Brasil; Santander; Itaú/Unibanco; Sicredi; Sicoob; Mercantil e Ailos. A primeira parcela será debitada no dia 28 de março, e as demais todo dia 20.

O cadastro em débito automático oferece comodidade ao contribuinte que não precisa se preocupar com as datas de vencimento e evita o pagamento de encargos por atraso no pagamento, lembra o diretor de rendas imobiliárias da Secretaria de Planejamento, Finanças e Orçamento, Sergio Primo.


Entrega

Segundo Primo, os Correios já concluíram as entregas dos avisos de lançamento de 2025 e se por acaso o contribuinte ainda não recebeu a carta, deve emitir o Documento de Arrecadação Municipal (DAM) pela internet ou pelo Curitiba App.


Canais de atendimento

O IPTU 2025 incide em 980.071 unidades tributárias. A Prefeitura reforçou o atendimento ao contribuinte e é possível tirar dúvidas sobre o IPTU 2025 no Portal da Secretaria de Finanças, pelo atendimento telefônico exclusivo pela Central 156, disponível pelo telefone 156; pelo App Curitiba 156; ou pelo site do 156. O contribuinte também pode tirar dúvidas pelo WhatsApp da Prefeitura no (41) 99876-2903.


O IPTU é a segunda maior fonte de arrecadação do município, atrás apenas do ISS. O recurso do IPTU se transforma em benfeitorias para a população, como obras, investimentos, ampliação de serviços de saúde, educação e segurança. A previsão de receitas com IPTU neste ano é de R$ 1,55 bilhão.


Fonte: PMC

Foto: Isabella Mayer/SECOM


 
 
 

コメント


bottom of page