top of page
  • Foto do escritorJornal do Juvevê

Saúde contrata 355 profissionais para o SUS de Curitiba e reforça principalmente o atendimento de emergência

Para responder ao acréscimo na demanda por atendimento hospitalar e de emergência nos meses de inverno, quando há um aumento dos casos de síndromes respiratórias, a Fundação Estatal de Atenção à Saúde (Feas) está contratando 355 profissionais para o SUS de Curitiba.


A Feas é vinculada à Secretaria Municipal da Saúde (SMS), que estabelece as diretrizes e estratégias da área. Do total de novos contratados, 55 são funcionários administrativos e 300, assistenciais. Segundo o diretor-geral da fundação, Sezifredo Paz, há mais contratações por vir.

As contratações representam a recomposição das equipes, principalmente a ampliação no quadro de profissionais para a Urgência e Emergência. A expansão também representa um aumento de mais de 3.200 horas médicas nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).

“Ainda ampliamos a equipe de profissionais de enfermagem que reforçam o atendimento em Y nas UPAs”, acrescenta a diretora de Atenção à Saúde da fundação, Tatiane Filipak. O eixo Y é um modelo de triagem que separa o atendimento dos casos suspeitos de dengue e síndromes respiratórias das outras doenças.

Reforço nas UPAs

As admissões começaram ainda em março. Nos primeiros 30 dias, 173 contratações já haviam sido efetivadas. A maioria dos profissionais (119) está nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Curitiba.

Entre os dias 15 e 19 de abril, a Feas realizou dez processos convocatórios. Nesses chamamentos estão sendo contratados profissionais de farmácia, terapia ocupacional, nutrição, psicologia, fonoaudiologia, técnico de radiologia, técnico de laboratório e assistente social.

Neste sábado (20/4), será realizada a contratação de fisioterapeutas, enfermeiros, técnicos de enfermagem e assistentes administrativos.

Para a próxima semana, o setor de Recursos Humanos realiza a contratação dos profissionais de medicina. Serão três chamamentos, entre segunda e quarta-feira, para a contratação de médicos, incluindo especialidades. No total, serão 182 profissionais contratados em abril.

Feas

A Feas é uma fundação pública de direito privado, da administração indireta da Prefeitura de Curitiba, que gerencia o Hospital Municipal do Idoso, o Hospital do Bairro Novo, o programa Saúde em Casa, 13 Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e a Unidade de Estabilização Psiquiátrica Casa Irmã Dulce.

Também faz a gestão das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Tatuquara, Boqueirão, CIC e Fazendinha; além do Complexo Regulador, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Central de Transporte Sanitário e Central Saúde Já Curitiba.


Fonte: PMC

Foto: Divulgação

0 visualização0 comentário

Comments


bottom of page