top of page
  • Foto do escritorJornal do Juvevê

ROSAS

Rosas: sua simbologia e beleza

As rosas, com suas variedades de cores e perfumes, sim existem rosas que tem perfume, agradam o ambiente, tanto em um vaso, quanto plantado em um jardim,

Hoje, nós conhecemos mais de 100 espécies de rosas, porém essa flor já era conhecida desde a Idade Média.

Existia um habito de colocar uma rosa no teto da sala de reunião, indicando que o assunto ali tratado era de suma importância e ali deveria ser mantido em segredo.

Com o passar do tempo, adquiriu o habito de pintar rosas no teto dessas salas.

Cores de Rosas e Seus Significados

Cor Vermelha

Essa cor denota paixão, amor, romantismo e sedução. O vermelho é a cor mais comercialmente difundida que faz a alegria de floricultores especialmente no dia dos namorados.

Cor Branca

O branco denota pureza, inocência e tranquilidade. No catolicismo romano pode estar associado à Nossa Senhora (assim como a cor vermelha), associação presente principalmente na oração do rosário.

Cor Rosa

O tom rosado também remete ao amor, porém um pouco menos intenso ao atrelado à cor vermelha. A cor rosa também é uma expressão de feminilidade, maternidade e gratidão. Buquês de rosas cor de rosa e vermelha podem ser uma boa pedida de presente para dia das mães.

Cor Amarela

Rosas de cor amarela não são tão comuns, mas são incrivelmente belas. Sua simbologia está relacionada à alegria (visto que o amarelo é considerado uma cor vibrante), além de amizade e amor platônico.

Cor Laranja

Essa tonalidade também é vibrante. Sua simbologia também se assemelha em alguns pontos ao vermelho, visto que remete a desejo; também pode estar relacionado à ideia de entusiasmo.

Cor Azul

Rosas azuis são raríssimas e extremamente fascinantes. A tonalidade diferenciada também reflete no seu significado que denota alcance do impossível e amor eterno.

Rosa Preta

A variedade de rosa com cor negra existe e é chamada de “príncipe negro” ou “rosa negra de Halfeti”. Sua simbologia remete a tristeza, luto e noturnidade; porém, também traz significados positivos, uma vez que pode representar seriedade e nobreza. Ao presentear alguém com uma rosa negra, sem que haja nenhuma circunstância desagradável envolvida, é bom certificar-se de que a pessoa presenteada também conheça o aspecto positivo desta simbologia.

A rosa negra de Halfeti é nativa da Turquia. Apesar de a cor remeter à melancolia, essas rosas são extremamente atraentes e proporcionam até mesmo uma atmosfera gótica. Mesmo parecendo completamente negras, essas rosas na verdade possuem um carmesim muito profundo.

A simbologia que essas flores assumem para os turcos oscila entre os polos positivos e negativos, visto que tais rosas são consideradas misteriosas, mas também remetem à morte e más notícias.

Rosa Arco-Íris

Essa variedade não é naturalmente encontrada na natureza, na verdade ela é obtida através de um processo no qual a rosa é desidratada e colorida artificialmente.

Esse processo só pode ser realizado em rosas brancas, e convém lembrar que sua realização diminui o tempo de vida do vegetal. O primeiro a realizar a experiência foi o holandês Peter Van de Werken.

Rosa Abracadabra

Esta variedade também apresenta um padrão de cores inusitado. É endêmica na Alemanha, e em decorrência da raridade possui um cultivo bem caro.

A rosa abracadabra é híbrida e foi obtida através do cruzamento entre duas espécies. Além de ser visualmente bonita, ela também é bastante perfurmada e possui aroma adocicado.





REFERÊNCIAS

CASTRO, L. Brasil Escola. O simbolismo da rosa. Disponível em: < https://brasilescola.uol.com.br/mitologia/o-simbolismo-rosa.htm>;

Mdig. As belíssimas e raras rosas negras de Halfeti. Disponível em: < https://www.mdig.com.br/index.php?itemid=30266>;

Mundo Ecologia. Rosas Exóticas: Nomes e Fotos. Disponível em: < https://www.mundoecologia.com.br/plantas/rosas-exoticas-nomes-e-fotos/>;

Jardiland- Cultiva o seu bem-estar. As rosas e sua simbologia. Disponível em: <https://www.jardiland.pt/diversos/as-rosas-e-a-sua-simbologia/>.


FOTOS: Google


8 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page