top of page
  • Foto do escritorJornal do Juvevê

Resiliência


Na Coluna Vida Plena Psi de hoje o assunto é resiliência.

Inicialmente pergunto, você se considera uma pessoa resiliente?



De acordo com o dicionário, a resiliência significa “característica dos corpos que, após sofrerem alguma deformação ou choque, voltam à sua forma original; elasticidade. Capacidade natural para se recuperar de uma situação adversa, problemática; superação.“


A etimologia da palavra vem do latim resilire, que significa voltar atrás. A Psicologia passou a usar o termo na década de 1990, sendo emprestado da física, onde representa a capacidade que um corpo tem de sofrer um impacto e retornar ao seu estado inicial.


Você já se perguntou o motivo pelo qual algumas pessoas passam por problemas e adversidades e conseguem manter-se firmes e fortalecidas? Enquanto outras reagem de forma completamente diferente, chegando por vezes ao adoecimento?


A resposta está na resiliência, habilidade que traz inúmeros benefícios: maior aprendizado e desempenho acadêmico, maior envolvimento em atividades comunitárias ou familiares, menor taxa de mortalidade e mais saúde física, vida emocional mais saudável, redução de comportamentos de risco, maior equilíbrio na tomada de decisões, entre outros.


Considerada uma competência fundamental nos ambientes corporativos e cujos sinônimos são superação, recuperação, resistência, força e invulnerabilidade, vejamos exemplos de pessoas que demonstraram muita resiliência ao longo de suas vidas.


A primeira é Nelson Mandela (1918-2013) que antes de ser eleito presidente da África do Sul, lutou contra o regime de segregação e discriminação racial - o aparthaid. Mandela permaneceu preso por 27 (vinte e sete) anos, sendo privado não somente de sua liberdade, mas também de ver a própria família. E quando finalmente libertado, seus discursos encantaram o mundo, vindo a receber no ano de 1993, o Nobel da Paz, sendo um grande exemplo de resiliência.


O segundo exemplo é Stephen Hawking (1942-2018), um dos maiores físicos do século XX, diagnosticado com esclerose lateral amiotrófica aos 21 (vinte e um) anos, doença que paralisa gradativamente os músculos. Hawking faleceu aos 76 (setenta e seis) anos, após uma vida dedicada à ciência e à luta diante do diagnóstico, tendo se tornando um físico e cosmólogo consagrado, recebeu inúmeros prêmios e reconhecimento pelos seus estudos.


Como vimos, a vida não é ausência de sofrimento ou lutas e a atitude que o ser humano toma diante dos fatos pode alterar por completo a sua história.


A boa notícia é que podemos desenvolver a resiliência e a psicoterapia exerce um grande auxílio nesta tarefa, na medida em que trabalhamos estratégias de aceitação, atitude positiva, desenvolvimento de pontos fortes, flexibilidade, vínculos de afeto e amizade, assim como autocuidado e autoconhecimento.


Como tem sido as suas experiências? Você tem se mostrado resiliente? Reflita sobre o assunto e sobre a sua caminhada, sempre há tempo para novos aprendizados, busque uma vida plena e seja a sua melhor versão.


Obrigada por acompanhar o Jornal do Juvevê e a coluna de Psicologia Vida Plena Psi, até a próxima.



Cláudia Ducci Hartmann

Psicóloga CRP 08/37672

duccihartmann@gmail.com

@claudia.duccihart



fontes:





118 visualizações6 comentários

Posts recentes

Ver tudo

6 comentários


Convidado:
28 de fev. de 2023

Resiliência e um tema que me chama muito a atenção, pois passei por situações na vida onde tive de escolher entre ser vítima ou protagonista da minha estória.

Curtir

Convidado:
27 de fev. de 2023

O texto muito bem elaborado nos dá uma plena indicação dos efeitos e das consequências geradas pelas Resiliências tais como deficiências físicas e de ordem racistas que conduzem o Ser Humano para a busca de soluções para minorar as adversidades.

Curtir

Convidado:
27 de fev. de 2023

Respondendo a pergunta inicial Sim eu me considero uma pessoa resiliênte, sofri um acidente grave em 2007 fiquei quase 1 ano sem caminhar e hoje vou e volto.

Curtir

Convidado:
27 de fev. de 2023

Exatamente! Foi pelo desenvolvimento da resiliência que o ser humano chegou até aqui e é com ela que chegará cada vez mais à perfeição.

Curtir

Convidado:
27 de fev. de 2023

Mas um texto perfeito

Curtir
bottom of page