top of page
  • Foto do escritorJornal do Juvevê

Repleto de luz, música e espírito fraterno, Auto de São Francisco abre Natal de Curitiba 2023

“A partir de hoje, teremos todas as luzes, todas as energias positivas, todo o desejo de paz do meu coração de prefeito”, disse Rafael Greca ao declarar aberta a programação natalina.


Mesmo com chuva, a estreia do Natal de Curitiba - Luz dos Pinhais 2023 emocionou o público que compareceu ao Largo da Ordem na noite desta quarta-feira (22/11). Por causa do mau tempo, o Auto de São Francisco foi encenado dentro do Memorial de Curitiba e, mesmo sendo realizado em um espaço fechado, o espetáculo encantou as crianças e adultos, entre eles muitas famílias, que lotaram o espaço da Prefeitura no Centro Histórico da capital.


O prefeito, acompanhado da primeira-dama, Margarita Sansone, destacou os benefícios que as mais de 100 atrações programadas trazem para a cidade. “A expectativa é de um grande êxito não só social e cultural, mas econômico. O Natal dá à cidade muita renda e muito emprego, aos artistas que atuam, aos músicos que tocam, aos que iluminam, que bordam, que montam as árvores, que vendem bens de consumo. A cidade serve-se da temporada do Natal para ter o seu grande momento no ano”, afirmou.

O vice-prefeito Eduardo Pimentel e sua esposa, Paula Mocellin Slaviero, também participaram da abertura do Natal de Curitiba - Luz dos Pinhais 2023.


Grande produção concebida pela Fundação Cultural de Curitiba exclusivamente para dar a largada dos festejos natalinos, o auto foi apresentado integralmente, com todos os seus 35 artistas vestidos de anjos, arautos, frades franciscanos, os tradicionais personagens do presépio – Menino Jesus, Maria, José e os três reis magos –, além da figura de São Francisco de Assis em um boneco gigante, de 4,3 metros de altura, manipulado como marionete por cinco pessoas. O espetáculo celebra a primeira representação do presépio de Natal criada por São Francisco há 800 anos.


Brilho

A noite também teve o brilho da famosa cantora lírica Carmem Monarcha, que cantou seis temas clássicos acompanhada do pianista Daniel Gonçalves. A soprano, que realizou turnê em mais de 70 países com a orquestra de André Rieu e atualmente desenvolve uma bem-sucedida carreira solo, falou da sua alegria em participar do Natal curitibano. “Tenho um carinho especial por essa cidade. É um lugar em que me sinto muito acolhida”, declarou.


Antes da cantora, também subiram ao palco os integrantes dos corais Brasileiro e Brasileirinho, do Conservatório de MPB de Curitiba. Sob a regência de Helena Bel, as crianças e adolescentes, vestidos de franciscanos, cantaram os hits Quando o Natal Chegar e Jingle Bells.


A participação dos corais e da cantora Carmem Monarcha foi exclusiva para a noite de abertura. O Auto de São Francisco terá novas apresentações nesta quinta (23/11), sexta-feira (24) e nos dias 28, 29 e 30 de novembro, às 19h30. Se não chover, as encenações serão ao ar livre, como previstas originalmente, no circuito que começa na Praça Garibaldi e termina no Largo da Ordem, passando pelas sacadas dos prédios históricos e pela grande árvore de Natal iluminada, de 10m de altura, no Memorial de Curitiba.


Presenças

Estiveram presentes na abertura oficial do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2023 várias autoridades: a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro; a presidente do Instituto Municipal de Turismo, Tatiana Turra; as secretárias municipais da Saúde, Beatriz Batistella, do Meio Ambiente, Marilza Dias e da Comunicação, Cinthia Genguini; os secretários de Segurança Alimentar, Luiz Gusi, e de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação (Smap), Alexandre Jarschel de Oliveira; a procuradora-geral do município, Vanessa Volpi; o presidente do Instituto Municipal de Administração Pública (Imap), Alexandre Matschinske; o assessor especial da Prefeitura, Lucas Navarro; a deputada estadual Maria Vitória; o presidente da Câmara Municipal de Curitiba, vereador Marcelo Fachinello; e os vereadores Bruno Pessuti, Serginho do Posto, Nori Seto e Mauro Ignácio.


Fonte: PMC

Foto: Foto: Daniel Castellano / SMCS

5 visualizações0 comentário
bottom of page