top of page
  • Foto do escritorJornal do Juvevê

PROGRAMA FALA MEI

ACONTREC Contábil DANDO VOZ AOS MICROEMPREENDEDORES INDIVIDUAIS!


O que é o Programa FALA MEI DA ACONTREC CONTÁBIL?

O Programa FALA MEI foi idealizado, desenvolvido e registrado pela ACONTREC Contábil. É um programa de entrevistas e de muitas informações para o MEI. Esse Programa busca auxiliar no processo de conscientização do que o MEI pode, ou não pode fazer, e assim crescerem de forma sustentável na sua jornada empreendedora. O Programa FALA MEI acontece toda terça-feira às 20h no Canal do YouTube da ACONTREC Contábil: @acontreccontabil.


Como surgiu a ideia desse Programa FALA MEI?

Nasceu em dezembro de 2018 com a

GLÓRIA MARIA FERNANDES

necessidade de respostas para os Microempreendedores Individuais. Quando percebemos que o MEI precisava e precisa constantemente de informações sobre o que é o MEI. Muitas dúvidas que chegam até hoje no Escritório da ACONTREC Contábil.


Quais as vantagens de ser MEI?

O Microempreendedor Individual passa a ter CNPJ pagando uma única guia mensal, que se chama DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional) de valor mínimo de R$61,60 e valor máximo de 66,60 (vai depender dos CNAE de atividades). Com esse valor, terá direitos previdenciários, estará pagando seu INSS e os impostos da sua empresa. Além de poder emitir NF, entre outros benefícios.


Quais as desvantagens de ser MEI?

Só pode ter faturamento bruto de 81 mil anual, como também não poder registrar mais de um funcionário, nem ter sócio e não pode abrir uma filial.


Como é o processo para o empreendedor iniciar como MEI?

O empreendedor não pode ser sócio ou titular de outra empresa e precisa ter a idade de 18 anos para se formalizar ou se for emancipado pelos pais, a partir dos 16 anos de idade. Tendo esses requísitos e todos os documentos necessários, o empreendedor pode abrir o seu MEI de forma gratuita pelo Portal do Microempreendedor.


Quais as obrigações do MEI?

O MEI tem duas obrigatoriedades: 1) Pagar sua DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional); e 2) Fazer sua Declaração Anual do MEI – DASN/SIMEI.


GLÓRIA MARIA FERNANDES

Contadora Especialista no MEI & Microempresas, Fundadora & CEO da ACONTREC Contábil

18 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page