top of page
  • Foto do escritorJornal do Juvevê

Prefeitura vai ouvir a juventude curitibana em dez encontros nos bairros

A programação das Audiências Jovens vai até o mês de julho. Todos os encontros vão respeitar os protocolos de segurança da pandemia, como uso de máscaras e distanciamento social.

Foto: Divulgação


Os jovens que moram nos bairros de Curitiba serão ouvidos pela Prefeitura. A partir de quarta-feira (16/3), a Assessoria da Juventude, da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj), vai promover as Audiências Jovens. A cada mês serão feitos dois encontros para ouvir as demandas da juventude curitibana.


As Audiências Jovens serão feitas em parceria com o Governo do Estado em escolas estaduais de Curitiba e vão reunir jovens de 15 a 20 anos. Serão dez reuniões nas dez administrações regionais da Prefeitura.


O primeiro encontro será na Regional Boqueirão, no Colégio Estadual Gottlieb Mueller (Rua Bom Jesus de Iguape, 3.333, Boqueirão), nesta quarta-feira (16/3), das 8h às 12h.


A outra reunião de março será no dia 23, na Regional Santa Felicidade, no Colégio Estadual Professor Francisco Zardo (Avenida Manoel Ribas, 7.149, Santa Felicidade), das 8h30 às 11h.


Como vai funcionar O objetivo da Audiência Jovem é promover o protagonismo juvenil, para debater sobre os problemas e a realidade das regiões onde vivem os jovens. Um canal de diálogo entre a juventude e a Prefeitura de Curitiba.

Além da Assessoria da Juventude, os encontros serão intersetoriais e vão envolver outras secretarias municipais como Educação e Saúde, Guarda Municipal, Fundação de Ação Social, Fundação Cultural de Curitiba e a Assessoria de Direitos Humanos.

Nos encontros serão discutidos temas do Estatuto da Juventude, criado pela Lei nº 12.852, de 5 de agosto de 2013. Além dos estudantes dos colégios onde forem feitas as Audiências Jovens, representantes de grêmios estudantis de outros colégios do bairro também vão participar dos encontros.

Em 2022, o principal assunto abordado nas Audiências Jovens será a empregabilidade do jovem. Durante os encontros, representantes da Prefeitura vão apresentar programas do município voltados para o mercado de trabalho.

Depoimento jovem Outra novidade neste ano será o “Depoimento jovem”. Em todas as reuniões, um jovem vai contar a experiência que teve ao passar por um programa da Prefeitura de Curitiba e como isso melhorou e mudou a vida dele.

Também serão feitas apresentações culturais de jovens da comunidade durante as Audiências Jovens. A programação dos demais encontros será divulgada a cada mês pela Assessoria da Juventude.

Audiência Jovem Esta audiência pública é uma forma de promover a participação do jovem no processo de decisão sobre a política pública com envolvimento prático, democrático nas suas diversas manifestações artísticas, culturais, esportivas e sociais.

O objetivo é promover o protagonismo juvenil como recurso para a transformação social. A partir dessas contribuições, desenvolver políticas públicas efetivas indicando a oferta dos serviços prestados pela Prefeitura de Curitiba nas diversas áreas, na busca do desenvolvimento pessoal e social.

Fonte: PMC

8 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page