top of page

Prefeitura de Curitiba inicia pela FAS programa para garantir eficiência e prevenir fraudes

“Foi uma demanda da própria FAS e, por isso, estamos iniciando a implantação do programa pela instituição. Além da melhoria dos serviços prestados, os mecanismos e procedimentos internos que serão adotados vão prevenir possíveis casos de corrupção, desvios de conduta e irregularidades”, acrescentou Pandini.



A Fundação de Ação Social (FAS) é o primeiro órgão da Prefeitura de Curitiba a receber o Programa de Integridade, coordenado pela Controladoria-geral do Município (CGM). O programa prevê a adoção de mecanismos e procedimentos internos para prevenir, detectar e corrigir potenciais irregularidades, iniciativa alinhada ao compromisso do prefeito Eduardo Pimentel de aumentar a eficiência e transparência da gestão pública municipal. 


O planejamento estratégico da Controladoria-geral prevê que o Programa de Integridade seja implantado gradativamente em todas as secretarias e demais órgãos diretos e indiretos da Prefeitura da capital.


Nesta sexta-feira (7/2), o controlador-geral do município, Bruno Pandini, e o presidente da FAS, Renan de Oliveira Rodrigues, participaram da apresentação do programa a diretores e coordenadores da FAS. Também foi assinada a portaria que cria a Equipe de Apoio à Unidade de Gestão de Integridade, Risco e Conformidade da FAS, que será responsável pelo diagnóstico e acompanhamento da implementação dos procedimentos do programa na fundação. 


Quatro servidores das FAS integram a equipe, que terá 30 dias para realizar o diagnóstico. A CGM será responsável por coordenar, com o grupo de trabalho da Fundação, a criação, implantação e monitoramento do plano da instituição.

O controlador-geral ressaltou que o Programa de Integridade será uma ferramenta estratégica para fortalecer a gestão pública, garantindo maior eficiência operacional, protegendo os servidores contra riscos de inconformidades e promovendo um ambiente de trabalho mais ético e seguro. Além disso, o programa contribui para o aumento da transparência e credibilidade da administração, assegura o cumprimento das normas e obrigações por todos os servidores e eleva a qualidade dos serviços prestados à sociedade, reforçando o compromisso com a integridade e a boa governança.


Fonte: PMC

Foto: Valquir Aureliano/SECOM

1/23


Comments


bottom of page