top of page
  • Foto do escritorJornal do Juvevê

Prefeitura começa a entregar Faróis Móveis para os CMEIs

“São uma extensão do conceito do projeto dos Faróis do Saber e Inovação que manterá, para as crianças da educação infantil, diversas possibilidades pedagógicas”, disse Maria Sílvia. Cada um traz itens como impressora 3D, lupas, globo terrestre, livros, microscópio, entre outros.


Foto: Lucilia Guimarães/SMCS

Os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) começam a receber nas próximas semanas os primeiros Faróis Móveis, apresentados no ano passado pelo prefeito Rafael Greca e pela secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila.


O anúncio foi feito pela secretária nesta segunda-feira (7/2), durante o Fórum de Gestores, na Universidade Livre do Professor (CIC). Trinta unidades já estão prontas, mas todos CMEIs irão receber.


Os Faróis Móveis são oficinas makers dentro de um móvel com rodinhas, em forma de farol.


A diretora do Departamento de Desenvolvimento Profissional, Estela Endlich, destacou que os educadores receberão tablets, e que a velocidade da internet nas unidades será aumentada. “Temos que oferecer o melhor para nossas crianças para prepará-las para o futuro, e os investimentos em tecnologia seguem essa lógica”, comentou Estela.

Mais recursos descentralizados Também foi anunciado pela secretária um aumento de 10% nos recursos do Fundo Rotativo, para este ano. Esse dinheiro é usado para compras do dia a dia e pequenos reparos nas unidades. São cinco parcelas anuais. O valor médio ao longo de 2021, por parcela, foi de R$ 3,4 milhões.

Durante a reunião, a secretária fez uma avaliação do ano passado e falou sobre o planejamento para este ano. “Desde o início deste ano as unidades estão recebendo reparos para a volta às aulas, também temos previsão de abrir concurso para professores e iniciar quatro novos CMEIs”, pontuou a secretária.

O Fórum terá continuidade nesta terça-feira (8/2), no mesmo local. Nesta segunda o encontro foi com os gestores de CMEIs, e na terça será com os diretores de escolas e dos

Centros Municipais de Atendimento Educacional Especializado (CMAEEs), que receberão kits do Referencial da Educação Integral em Tempo Ampliado.

A reunião tem como objetivo facilitar a interlocução com as unidades e abordar diversos temas administrativos. O formato do Fórum, realizado de maneira periódica, permite aos gestores conhecerem as boas práticas da rede municipal de ensino.

Presenças Participaram também do evento a superintendente de Gestão Educacional, Andressa Pereira; o superintendente Executivo, Oséias Santos de Oliveira; chefes dos dez Núcleos Regionais, diretores e coordenadores da Educação e gestores de CMEIs.

Fonte: PMC

2 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page