top of page
  • Foto do escritorJornal do Juvevê

Prefeito de Curitiba inaugura biblioteca Darcy Ribeiro


"É com imensa alegria que inauguramos esta biblioteca com o nome do Darcy Ribeiro, que tanto amor teve pelo Brasil. A memória deste brasileiro que foi grande nos inspira", disse o prefeito, referindo-se ao antropólogo e escritor.


O prefeito Rafael Greca entregou à comunidade, nesta segunda-feira (13/3), a Biblioteca Pedagógica e Inclusiva Darcy Ribeiro, que ocupa a charmosa casa da esquina das ruas Ébano Pereira e Augusto Stellfeld, no Centro. A casa eclética com tendência de Art Nouveau é de autoria do arquiteto italiano José Muzzillo e foi construída no início do século 20. Agora biblioteca, o local tem quatro mil títulos disponíveis à comunidade acadêmica e às famílias, inclusive com atendimento noturno (pesquisas, reuniões acadêmicas, visitas), mediante agendamento.


A nova biblioteca funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 13h. A unidade integra a rede de Faróis do Saber e Bibliotecas da Secretaria Municipal da Educação. Essa é uma das 13 unidades pedagógicas e inclusivas da rede (as outras 12 estão nos faróis de praça), e conta com audiolivros, óculos de realidade virtual e títulos em braile, por exemplo.


O investimento da Prefeitura no novo espaço foi de R$ 894 mil, entre acervo, mobiliário, equipamentos e obras.


A secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, destacou que a nova biblioteca vai proporcionar a toda comunidade momentos de estudo com as tecnologias inclusivas. "Os frequentadores terão sempre orientação das nossos equipes, este local vai funcionar como um farol da pedagogia", afirmou a secretária.


Participaram também estudantes Murilo da Silva Taras e Victor Martin Loureiro, da Escola Municipal CEI Curitiba Ano 300 (Boa Vista), representado os curitibinhas leitores. Ambos são fãs de leitura. "Adoro gibis", confessou Victor. Já Murilo é fã de Língua Portuguesa e leu muitos livros. "Ficou muito legal este lugar, cheio de livros", comentou o menino.


Fonte: PMC

Foto: Ricardo Marajó/SMCS

4 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page