top of page

PERFORMA__ Encontro de Performances chega a Curitiba em 2025 com provocação sobre Latinofuturismo e mais de 90 artistas inscritos


Segunda edição do evento acontece gratuitamente na Casa Hoffmann, no dia 6 de dezembro, com de 12 horas de programação entre performances ao vivo e a Mostra PIXEL PERFORMA de video/fotoperformances, fortalecendo diversidade e pluralidade na arte da performance


ree

Após o sucesso de sua estreia no Rio de Janeiro, o PERFORMA__ Encontro de Performances chega a Curitiba para sua segunda edição, que acontece no dia 6 de dezembro de 2025, na Casa Hoffmann, com 12 horas de programação gratuita. Idealizado pelas artistas Paula Villa Nova e Clarice Rito, o encontro reúne mais de 60 artistas do Brasil e do exterior em uma imersão de performances projetadas e ao vivo. A edição curitibana recebeu mais de 90 inscrições, totalizando 14 estados, 7 países e 33 cidades, relevando o interesse crescente pela linguagem da performance e a força da mobilização artística em torno da proposta do evento.


Com a provocação “Latinofuturismo: entre corpos e germinações”, o PERFORMA convida artistas e público a refletirem sobre futuro, memória, ancestralidade e fabulação latino-americana, tomando o corpo como território híbrido, ritualístico e político. Para as idealizadoras, o latinofuturismo propõe um modo expandido de pensar o tempo e os atravessamentos do Sul Global. “Todo artista latino, por sua própria condição histórica e geográfica, trabalha o futuro a partir da memória. Cada gesto carrega em si o passado e a invenção como formas de resistência e criação”, afirma Paula Villa Nova.


Criado em 2023, no Rio de Janeiro, o PERFORMA surgiu do desejo de estabelecer um espaço colaborativo, plural e acessível para a prática da arte da performance em suas diversas vertentes. A primeira edição reuniu mais de 60 artistas de nove estados brasileiros e seis países em um encontro de 12 horas, marcado pela troca, pela experimentação e pela aproximação com o público. Em Curitiba, a  democratização e diversidade seguem presentes, adotando políticas de inclusão e ações afirmativas, como pagamento aos artistas selecionados e reserva de vagas para pessoas indígenas, negras, LGBTQIAPN+, neurodivergentes e pessoas com deficiência - que somam quase 80% das inscrições. A equipe organizadora e curatorial é formada majoritariamente por mulheres, e o evento mantém parcerias com ONGs e coletivos que atuam com comunidades periféricas.


A edição 2025 conta com um bate-papo com artistas sobre a performance e suas múltiplas abordagens, seguido por mais de 20 apresentações ao vivo e pela mostra PIXEL PERFORMA, que reúne mais de 35 video/fotoperformances. As artistas selecionadas também participam de encontros online de pré e pós-produção, que ampliam o compartilhamento de processos e reflexões sobre a experiência artística.


Para Clarice Rito, coidealizadora e curadora, o PERFORMA destaca a importância da formação de redes vivas de criação. “Nosso maior desejo é fomentar a cena nacional da performance, aproximando o público dessa linguagem e fortalecendo o campo artístico de forma sensível e coletiva”. Paula Villa Nova sintetiza o espírito da edição com o lema que criou para o evento: “Corpos que performam o amanhã com as ferramentas do agora”.


SERVIÇO 

Evento: PERFORMA__Encontro de Performances CWB 2025

Provocação: Latinofuturismo: entre corpos e germinações

Data: 6 de dezembro de 2025 (sábado)

Horário: Das 9h às 21h30

Local: Casa Hoffmann (Rua Dr. Claudino dos Santos, 58, São Francisco)

Lista de selecionados no @performa___

Entrada: Gratuita

Classificação indicativa: Livre até 18h | 18 anos após 18h

Instagram: @performa___

bottom of page