top of page
  • Foto do escritorJornal do Juvevê

Paraná Clube


A coluna vai abordar nas próximas semanas, a história do Trio de Ferro da capital do estado do Paraná.


Iniciamos pelo Paraná Clube, fundado em 19 de dezembro de 1989.

A origem do tricolor da vila, popularmente como é conhecido, vem da união de dois clubes aqui da capital, o Colorado Esporte Clube e o Esporte Clube Pinheiros.


Colorado tinha como cores o vermelho e branco, já o Pinheiros azul e branco.

A união surgiu devido a dificuldades financeiras apresentadas por ambas as equipes, que já vinham de antigas fusões na cidade.


O Colorado tinha torcida, mas com poucos recursos e o Pinheiros, com recursos e pouca torcida.


O Paraná Clube, nas cores azul, vermelha e branca e com o principal estádio o Durival de Britto e Silva, popularmente conhecido como a Vila Capanema contava com um grande patrimônio, já que o Pinheiros contava com algumas sedes sociais e outro estádio, localizado no bairro Boqueirão.


Em menos de 4 anos o Paraná Clube chegou a primeira divisão nacional conquistando o título da série B em 1992 e já tinha conquistado seu primeiro título, no paranaense em 1991.


Também em 1992 o Paraná Clube disputou seu primeiro torneio internacional em um quadrangular disputado na Costa Rica. Seu adversário mais famoso, foi o Borussia Dortmund – ALE onde o confronto terminou com o placar de 1x1.


Atualmente o Paraná passa por uma crise muito grande, sendo rebaixado à série B do estado e disputando a série D do nacional.


Texto: Paulo Thiago Ricetti




24 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page