top of page
  • Foto do escritorJornal do Juvevê

PAI hoje é seu dia

Nesta data a Coluna Vida Plena Psi não poderia deixar de prestar uma singela homenagem.

Para tanto, vamos acompanhar a evolução dessa comemoração da antiguidade até os dias de hoje.

1.Dia dos Pais na Antiguidade

Mais de 4 mil anos atrás, na Babilônia, um jovem chamado Elmesu, teria moldado e esculpido o primeiro cartão de Dia dos Pais. Nele desejava sorte, saúde e longa vida a seu pai, o rei Nabucodonosor.


2.Dia dos Pais nos Estados Unidos

Sonora Louise Smart Dodd, filha do ex -combatente da guerra civil William Jackson Smart, resolveu criar o Dia dos Pais em 1909. A grande admiração por seu pai, devia-se ao fato do mesmo ter perdido a esposa no nascimento do sexto filho e tê-los criado sozinho e com toda dedicação. Assim, a filha escolheu para a primeira comemoração, o dia 19 de junho, data do aniversário do pai.

O Father 's Day, celebrado no terceiro domingo de junho, foi oficializado em 1966 e seis anos mais tarde em 1972, o presidente americano Richard Nixon oficializou o Dia dos Pais como feriado nacional.


3. Dia dos Pais em outros países

Muitos países do mundo acabaram adotando o terceiro domingo de junho também para a celebração, são eles México, Turquia, França, Holanda, Venezuela, Japão, Chile, Reino Unido.

Em Portugal, Itália, Espanha, Itália, Andorra, Bolívia e Honduras a data é comemorada em 19 de março, dia em que a Igreja Católica celebra o dia de São José.


4. Dia dos Pais no Brasil

Em nosso país, o publicitário Sylvio Bherinh preparou em 14 de agosto de 1953 um concurso para homenagear três categorias de pais: com maior número de filhos, o mais jovem e o mais velho. Os premiados foram um pai com 31 filhos, outro de 16 anos e um pai de 98 anos. Devido a grande repercussão do evento, o Dia dos Pais no Brasil passou a ser comemorado no segundo domingo do mês de agosto, como permanece até hoje. A proposta inicial de Bhering era fortalecer os laços familiares e os valores morais. Com o tempo, a data assumiu uma conotação mais comercial, tendo em vista a necessidade do comércio aquecer as vendas nesta época do ano.


5. O olhar da Psicologia

Qual a importância da figura paterna na vida da pessoa? Você já parou para pensar na influência do pai, padrasto, avô ou aquele tio que está sempre presente?

A construção do vínculo com a figura de autoridade representa grande importância no desenvolvimento cognitivo e na regulação emocional da criança. Inicialmente o vínculo é mais forte com a mãe, até por conta da amamentação, porém o pai deve estar por perto auxiliando nas tarefas como banho, troca de fralda, entre outras. Agindo dessa maneira a paternidade vai sendo construída, modelada e vivenciada de maneira saudável e prazerosa para todos.

Historicamente, a figura paterna evoluiu muito ao longo dos tempos, de uma situação em que tanto os filhos, como a esposa eram tidos como de sua propriedade. O cuidado dos filhos por parte do pai era praticamente inexistente, até mesmo o contato era muito breve, normalmente no momento das refeições. O homem assumia o papel de provedor da prole, a quem transferia seu sobrenome tão somente, não exercendo o papel de pai de maneira ativa.

Felizmente, os tempos mudaram e a configuração atual é de maior parceria e divisão de tarefas entre os cônjuges. O que era algo impensável tempos atrás, na atualidade representa grandes transformações.

A mudança da postura masculina pode ser sentida desde a gestação, onde a presença do pai pode ser vista nas consultas médicas, nos cursos pré natal, no acompanhamento do parto, no primeiro banho, na troca das fraldas, enfim, são novos tempos.

Essa maior proximidade com os filhos, com a participação cada vez mais ativa na sua rotina diária, atua no fortalecimento da auto estima, segurança, estabilidade emocional e independência, com impactos em seu desenvolvimento cognitivo, social e emocional.


Ser pai é fazer parte verdadeiramente do mundo da criança, sendo por vezes seu melhor conceito de herói.

Envolva-se com os cuidados do seu filho desde o início, esteja presente e participe da sua rotina.


Feliz Dia dos Pais


Obrigada por acompanhar o Jornal do Juvevê e a coluna de Psicologia Vida Plena Psi, até a próxima.



Cláudia Ducci Hartmann

Psicóloga CRP 08/37672

duccihartmann@gmail.com

@psi.claudiaducci


Fontes


BENCZIK, Edyleine Bellini Peroni. A importância da figura paterna para o desenvolvimento infantil. Rev. psicopedag. [online]. 2011, vol.28, n.85 [citado 2023-08-09], pp. 67-75 . Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84862011000100007&lng=pt&nrm=iso>. ISSN 0103-8486.



20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Autismo

Kommentare


bottom of page