top of page
  • Foto do escritorJornal do Juvevê

Oficinas, visitas guiadas e teatro estão na programação de abril no Memorial Paranista de Curitiba



O Memorial Paranista preparou para este mês de abril uma série de oficinas gratuitas de esculturas, desenhos e pinturas, além de visitas guiadas pelo Jardim de Esculturas e apresentação da peça Conta-te, no Teatro Cleon Jacques, que integra o complexo cultural.


Oficinas

Com o intuito de manter a história viva, o Memorial Paranista realiza diversas oficinas que exploram o mundo das artes visuais, sempre aos sábados, com inscrições no Guia Curitiba.

Neste primeiro sábado do mês (6/4), a Oficina de Escultura a partir do Desenho de Observação irá ensinar a fazer peças em argila, das 10h às 11h30.


Inspirado no trabalho do artista alemão Josef Albers (1888-1976), a Oficina de Colagem: Campos de Cor propõe a produção de composições abstratas que evidenciem o uso das combinações cromáticas. A atividade acontece das 10h às 11h, no dia 13.


No dia 20, a Oficina de Escultura propõe uma visita pelo ateliê do Memorial para os participantes se inspirarem e soltarem a criatividade enquanto são realizadas modelagens em argila. A oficina se repete no dia 27, das 10h às 11h30.


Para aqueles que querem se aprofundar no universo das cores, de 20 de abril a 25 de maio, aos sábados, o Memorial Paranista realiza o Laboratório de Pigmentos Naturais. Com o foco em espécies e elementos nativos do Brasil e do Paraná, o curso é uma experiência que aborda história, biologia e química das cores. A inscrição custa R$ 120.


Visitas guiadas

Além das oficinas, todos os sábados serão realizadas visitas guiadas pelo Jardim do Memorial, considerado o maior jardim de esculturas do Brasil. Na visita, das 11h às 12h, são apresentados curiosidades sobre as obras e ensinamentos sobre os processos de fundição.


Teatro

A programação do Memorial Paranista traz também a peça Conta-te, no Teatro Cleon Jacques. Nesta comédia, três atrizes de diferentes idades ensaiam uma peça que aborda o tema do assédio moral. Porém, durante os ensaios, elas se deparam com conflitos geracionais e questionamentos sobre a profissão, a arte e o assédio.

A peça estreia no dia 17 e fica em cartaz até dia 28, sempre de quarta a domingo, com entrada gratuita.


Memorial Paranista

Localizado no Parque São Lourenço, o Memorial Paranista é um espaço dedicado ao paranismo, movimento que contribuiu com a formação de uma identidade artística e cultural do estado do Paraná. O local é composto por três espaços – Ateliê de Esculturas e Fundição, Liceu das Artes e Teatro Cleon Jacques – e um jardim de seis mil metros quadrados, onde estão abrigadas 15 esculturas do artista paranaense João Turin.


Serviço: abril no Memorial ParanistaLocal: Memorial Paranista (Rua Mateus Leme, 4.700, São Lourenço)Inscrições no Guia Curitiba

Dia 6/410h às 11h30 – Oficina de Escultura a partir do desenho de observaçãoClassificação: LivreGratuito

Dias 20 e 27/410h às 11h30 – Oficinas de EsculturaClassificação: LivreGratuito

Dia 13/410h às 11h – Oficina de Colagem: Campos de CorClassificação: 14 anosGratuito

Dias 17 a 28 (quarta a domingo)Conta-teQuartas a sextas às 20h; Sábados às 16h e às 20h; Domingos às 19hClassificação: 14 anosGratuito

Dias 20/4 a 25/5 (aos sábados)14h às 16h – Laboratório de pigmentos naturais com Renan PeresClassificação: 16 anosR$ 120

Dias 6, 13, 20 e 27/411h às 12h – Visitas Guiadas no Memorial ParanistaClassificação: LivreGratuito


Fonte: FCC

Foto: Lucilia Guimarães/SMCS




3 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page