top of page
  • Foto do escritorJornal do Juvevê

Obras de asfalto vão melhorar mobilidade e qualidade de vida e valorizar imóveis em Curitiba



A recuperação completa do pavimento das ruas Odir Susin e Olímpio de Paula Xavier, no Conjunto Euclides da Cunha, no Alto Boqueirão, deve melhorar significativamente a qualidade de vida da comunidade local.


Serão pavimentados 600 metros, nos trechos de ligação das duas ruas com a Francisco Derosso, principal centro comercial do bairro.


Com a conclusão das obras, ainda nesta semana, os moradores esperam acabar com vários problemas causados, anteriormente, pelo excesso de poeira na estrada, buracos nos trajetos de circulação, acúmulo de lama em períodos mais intensos de chuva, formação de poças da água, desnível das ruas e riscos de acidentes no local.


Do mesmo modo, pensa a comerciante Eliane Gonçalves, moradora há 45 anos do bairro. “Esse é um pedido antigo da nossa comunidade, vai melhorar muito a qualidade de vida de todos os moradores, mas principalmente das crianças, de quem anda de cadeira de rodas e de muletas, precisa circular com carrinhos de bebê, dos idosos”, declarou.


Solicitações Sob a coordenação da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop), as melhorias integram o programa Asfalto Novo.

“São obras importantes, solicitadas pela população, que oferecem segurança e qualidade nos deslocamentos dos motoristas e das pessoas que circulam com o transporte coletivo, além de valorizar os entornos”, diz Rodrigo Araújo Rodrigues.

Na Rua Odir Susin, a recuperação do pavimento acontece em 301 metros no trecho entre as ruas Olímpio de Paula Xavier e Francisco Derosso. Na Olímpio de Paula Xavier, as melhorias alcançam 279 metros entre a Francisco Derosso e a Rua dos Pioneiros.

Equipe em execução O serviço é intenso e dinâmico. Trabalham no local, segundo Jhonaton Camargo, responsável terceirizado pela equipe de pavimentação, desde 30 de agosto, 12 pessoas.

Os serviços incluem a reperfilagem (inserção da primeira camada asfáltica), levantamento das grelhas dos bueiros feito por outra equipe e o recapeamento ou pavimentação final, com previsão de término ainda esta semana. “As ruas estavam bem deterioradas quando chegamos, com muitos buracos e poeira por todo o lado. Agora, elas ficarão novinhas e bem alinhadas para uso qualificado dos moradores”, disse.

Para a execução dos trabalhos, são usados cinco equipamentos. Um rolo de pneu, uma chapa-chapa, uma retroescavadeira acabadora, um caminhão espaçador e um passa-piche, conhecido, popularmente, como burro preto.


Fonte: PMC

Foto: Daniel Castellano / SMCS

6 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page