top of page
  • Foto do escritorJornal do Juvevê

O Brasil e a Guerra da Rússia contra Ucrânia


Por: Ana Paula Cherobim - Professora Titular UFPR


Em março tínhamos combinado aprofundar as mudanças na Economia Brasileira, decorrentes do trabalho desenvolvido pelo governo Federal. A emergência da Guerra Rússia X Ucrânia nos leva a dar um enfoque um pouco diferente... a dor e a devastação da guerra são enormes, absurdas e difíceis de entender por nós, pessoas normais, aqui vivendo nosso dia a dia, com maior ou menor esforço. Em face da luta com bombas, armamentos pesados, destruição de estradas, casas[i] e fábricas, jovens sendo enviados para as trincheiras; a perda do emprego, a diminuição da renda, o aumento de preços, se apequenam. Até a perda de liberdade recente, em face das medidas restritivas da guerra sanitária, nos parecem de menos importância.


Nós no ocidente estamos, como na letra de Panis e Circenses dos Mutantes, querendo viver livremente a vida, sem preocupação:

Eu quis cantar minha canção iluminada de sol Soltei os panos sobre os mastros no ar Soltei os tigres e os leões nos quintais


E poucos perceberam as mudanças na ordem econômica mundial, ao longo dos últimos anos, afinal

Mas as pessoas na sala de jantar São ocupadas em nascer e morrer


E alguns países se armaram, começaram a reunir arsenais bélicos e ideológicos para dominar o mundo; pelas armas e pelas ideias. Como na música:

Mandei fazer de puro aço luminoso um punhal Para matar o meu amor e matei Às cinco horas na avenida central


Acordos de desarmamento ( Ucrânia)[ii] , decisões eco-sustentáveis ( EUA redução na extração de petróleo[iii] e Alemanha desativação de Usinas nucleares[iv]), aumentaram a dependência desses países do Petróleo e do Gás da Rússia. Enquanto a maioria das pessoas, por medo ou acomodação, se deixava dominar por governantes autoritários, ditatoriais, gananciosas e corruptos. Por exemplo, no mundo: os primeiros ministros da Austrália[v] e do Canadá[vi][vii]; no Brasil: os governadores de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Pernambuco entre outros.


Mas as pessoas na sala de jantar São ocupadas em nascer e morrer


Da mesma forma, não se atentaram para a lenta destruição dos valores do ocidente e das tradições judaico cristãs. Aceitaram os “novos paradigmas” da discussão de gênero, da inclusão, da igualdade. Aceitaram a perda de poder dos pais sobre os filhos, o discurso ecológico e, mais recentemente, a destruição de Igrejas [viii]e Templos Religiosos[ix].


Mandei plantar folhas de sonhos no jardim do solar As folhas sabem procurar pelo sol E as raízes procurar, procurar

Política é chato, não gosto de política.... aborto? Em alguns casos sou até a favor! Ah.. pobrezinhe.. nem sabe se é homem ou mulher.... passaporte sanitário? Qual é o problema de mostrar uma carteirinha? Tem até no aplicativo do celular?

Mas as pessoas da sala de jantar Essas pessoas da sala de jantar São as pessoas da sala de jantar Mas as pessoas da sala de jantar São ocupadas em nascer e morrer


O difícil vai ser terminar de cantar a música, pois para comer, precisamos produzir o alimento... com fertilizantes da Rússia[x]; precisamos transportar alimentos.... com petróleo da Rússia; e precisamos vender nossas produções.. para a Rússia e para a China.

Me passa a salada pra mim, por favor O pão por favor, só mais um pedacinho


Você entendeu porque, por mais solidário ao sofrimento do Ucranianos, não é possível guerrear contra os russos?


E a real complexidade da guerra[xi][xii]não está sendo mostrada na mídia tradicional. Afinal, essa é a mesma mídia que defende as pautas progressistas. Mas há luz no fim do túnel[xiii], em sua essência, o ser humano é bom[xiv].[xv][xvi].... mas as vezes se deixa liderar por tiranos.

[i] https://www.gazetadopovo.com.br/mundo/breves/mais-de-2-milhoes-de-pessoas-tiveram-que-deixar-casas-na-ucrania-afirma-onu/ [ii] https://www.bbc.com/portuguese/internacional-60532668 [iii] https://www.cnnbrasil.com.br/business/biden-suspendera-novas-concessoes-para-exploracao-de-petroleo-e-gas-em-favor-do/ https://noticias.ambientebrasil.com.br/clipping/2021/01/21/166831-biden-cancela-polemico-oleoduto-que-atravessaria-os-eua.html [iv] https://revistaoeste.com/mundo/alemanha-faz-acordo-por-fim-de-usinas-nucleares/?utm_source=google&utm_medium=cpc&utm_campaign=&utm_content=&utm_term=&gclid=CjwKCAiAjoeRBhAJEiwAYY3nDE-TtvxwgsVmY4F1utvjrNgRMPqnhL5DtlsejieE90moif17U4be1xoClDwQAvD_BwE [v] https://brasilsemmedo.com/segregado-na-australia-djokovic-aparece-inscrito-em-torneio-nos-eua/ [vi] https://www.gazetadopovo.com.br/ideias/o-canada-esta-se-transformando-na-cuba-da-america-do-norte/ [vii] https://brasilsemmedo.com/manifestantes-ignoram-trudeau-e-matem-protestos-contra-passaporte-sanitario-no-canada/ [viii] https://www.gazetadopovo.com.br/vida-e-cidadania/invasao-igreja-curitiba-criticas/ [ix] https://www.gazetadopovo.com.br/vida-e-cidadania/igrejas-cristas-alvos-extrema-esquerda/ [x] https://www.agrolink.com.br/noticias/ministra-diz-que-pais-tem-fertilizantes-ate-outubro_462894.html?utm_source=agrolink-detalhe-noticia&utm_medium=detalhe-noticia&utm_campaign=noticias-relacionadas [xi] https://brasilsemmedo.com/putin-diz-que-esta-atingindo-todos-os-objetivos-na-invasao/ https://brasilsemmedo.com/nacionalismo-russo/ [xii] https://www.gazetadopovo.com.br/vozes/cristina-graeml/russia-ucrania-brasil-guerra-real-e-guerra-de-narrativas/?ref=mais-na-gazeta [xiii] https://www.gazetadopovo.com.br/vozes/jr-guzzo/o-que-a-invasao-da-ucrania-nos-diz-sobre-os-limites-das-superpotencias/ [xiv] https://www.gazetadopovo.com.br/opiniao/editoriais/a-bravura-da-ucrania-conquista-o-mundo/ [xv] https://brasilsemmedo.com/em-berlim-mais-de-100-mil-pessoas-protestam-contra-a-invasao-russa-a-ucrania/ [xvi] https://brasilsemmedo.com/caminhoneiros-franceses-aderem-ao-comboio-da-liberdade-contra-o-passaporte-sanitario/

67 visualizações0 comentário

Kommentare


bottom of page