top of page
  • Foto do escritorJornal do Juvevê

Na Regional Matriz, aniversário da cidade é celebrado com boa notícia

“Com muita alegria, neste aniversário da nossa amada cidade, eu trago a boa notícia que é um presente para todos nós: a pandemia está terminando. Ontem, depois de muito tempo, não tivemos uma única internação por causa da covid. Viva a saúde, viva a vacina, viva as crianças e viva Curitiba”, disse Greca.

Foto: Ricardo Marajó/SMCS


O Mercado Central da Rua da Cidadania da Matriz parou por alguns minutos, nesta quarta-feira (23/3), para assistir à celebração pelos 329 anos de fundação da cidade. Para o prefeito Rafael Greca, que participou do evento, a data ficará marcada pela proximidade do fim da pandemia da covid-19.

Os convidados O evento contou com a participação de aproximadamente 150 estudantes das escolas municipais Caramuru e Professor Brandão, que vibraram com as brincadeiras do personagem Curitibinha e a encenação do Auto da Fundação de Curitiba – com atores vestidos de índios e de colonizadores para contar a história e as lendas envolvendo o surgimento da cidade.

Meninos e meninas agitavam bandeirinhas da cidade e conjuntos de balões verdes, brancos e vermelhos – as cores de Curitiba. “Aqui é uma alegria só. Tem aniversário da cidade, Natal e shows da Banda Lyra. A gente até fica esperando”, disse o lojista Diego Ferreira. Há dez anos ele vende artigos esportivos no box de frente para a praça da Rua da Cidadania e se divertiu com as atrações culturais e a alegria da criançada.

De presente, a boa notícia Depois do Hino de Curitiba e do Parabéns a Você, executado pela Banda Lyra Curitibana, o prefeito ajudou na distribuição de pedaços de bolo. Eram os bem-casados - quadrados de massa branca recheados de goiabada e embrulhados com papel crepe e fita. “É muito bom: palavra de gordo”, disse Greca, em tom divertido.

O evento contou com a participação da secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila; e dos presidentes da Fundação Cultural de Curitiba (FCC), Ana Cristina de Castro; do Instituto Curitiba de Saúde (ICS), Tiago Watercamper; da Fundação de Ação Social (FAS), Fabiano Vilaruel; e da Companhia Habitação Popular de Curitiba (Cohab), José Lupion Neto.

Também estavam lá os vereadores Pier Petruzziello, Leônidas Dias, Tico Kuzma, Sargento Tânia Guerreiro, Mauro Bobato e Nori Seto; os assessores especiais Cibele Dias e Lucas Navarro; e os administradores regionais do Portão, Gérson Gunha, e da Matriz, Rafaela Lupion.

Mais eventos na Matriz A festa de aniversário da cidade foi o primeiro grande evento da semana na sede da Regional Matriz. Na quinta-feira (24/3), na Praça Rui Barbosa, das 9h às 17h, acontece o Mutirão de Emprego organizado pelo governo estadual. A Prefeitura apoia o evento com a cessão do espaço e a extensão da rede lógica.

Na sexta-feira (25/3), das 13h às 17h, será a vez do serviço de orientação jurídica oferecido pela Defensoria Pública do Paraná, na Rua da Cidadania, próximo à entrada pela Praça Rui Barbosa. Destinado a mulheres previamente cadastradas, o evento também é apoiado pela Prefeitura. No local também estará o Ônibus Lilás – a unidade móvel de prestação de serviços da Assessoria de Direitos Humanos e Política para Mulheres.

Também serão distribuídas as mudas do Desafio 100 Mil Árvores Para Curitiba, para o público que se cadastrar no projeto.

Programação cultural pelos 329 anos de Curitiba Dia 26 16h – Filmes Em Busca de Curitiba Perdida (Estevan Silvera) e Belarmino & Gabriela (Geraldo Pioli) 19h - Filmes sobre Curitiba Cinemateca (Presidente Carlos Cavalcanti, 1.174 – S.Francisco) 20h - Luís Rolim e Grupo – Clássicos do Samba Regional Pinheirinho (Av. Winston Churchill, 2.033 - Capão Raso) 20h – Evocação dos 329 anos Ilha da Ilusão – Passeio Público 20h - Show Carlos Careqa e banda Teatro do Paiol (R. Cel. Zacarias, 51 - Prado Velho) Dia 27 10h30 - Caravana Étnica 11h30 - Auto da Fundação de Curitiba Memorial de Curitiba (Rua Claudino dos Santos, 79 – Largo da Ordem) 11h30 - Roda de Choro com Orquestra de Corda Conservatório de Música Popular Brasileira (R. Mateus Leme, 66 – S. Francisco) 15h às 16h30 - Portas Abertas - Dança e Improvisação (R. Dr. Claudino dos Santos, 58 – S. Francisco) 16h – Filmes Em Busca de Curitiba Perdida (Estevan Silvera) e Belarmino & Gabriela (Geraldo Pioli) 19h - Filmes sobre Curitiba Cinemateca (Presidente Carlos Cavalcanti, 1.174 – S. Francisco) 20h - Show Carlos Careqa e banda Inauguração do busto de Vinícius de Moraes Ordem de Serviço para Restauração do Teatro do Paiol Teatro do Paiol (R. Cel. Zacarias, 51 - Prado Velho) 20h – Evocação 329 anos Ilha da Ilusão – Passeio Público 20h - Trio Traquitana – MPB Regional Pinheirinho (Av. Winston Churchill, 2.033 - Capão Raso) 22h - Transmissão da Cerimônia do Oscar – 3 anos do Cine Passeio Cine Passeio (R. Riachuelo, 410 – Centro) Dia 28 20h – Ópera de Curitiba - Evocação 329 anos Ilha da Ilusão – Passeio Público Dia 29 9h - Leitura de Poemas de Autores Curitibanos Casa de Leitura Walmor Marcelino (R. Lupionópolis - Sítio Cercado) 11h - Aula Magna sobe Curitiba ministrada pelo Prefeito Rafael Greca Praça Tiradentes – Centro 12h - Missa Solene na Catedral Basílica de Curitiba Participação da Camerata Antiqua de Curitiba 15h - Ciranda Étnica & Auto da Fundação de Curitiba Memorial de Curitiba (R. Dr. Claudino dos Santos, 58 – S. Francisco) 15h - Leitura de Poemas de Autores Curitibanos Casa de Leitura Paulo Leminski (R. Agenor Pierri, 32 – CIC) 16h - Show com João Egashira Prefeitura Municipal – Centro Cívico 20h – Ópera de Curitiba - Evocação 329 anos Ilha da Ilusão – Passeio Público Dia 30 15h e 20h – Ópera de Curitiba - Evocação 329 anos Regional Pinheirinho (Av. Winston Churchill, 2.033 - Capão Raso) 19h – Filme: A Pandemia em Curitiba (de Luiz Luz) Cinemateca (Presidente Carlos Cavalcanti, 1174 – S. Francisco) Dia 1/4 15h - Auto da Fundação de Curitiba Regional Cajuru (Av. Prefeito Maurício Fruet, 2.150)

Fonte: PMC

2 visualizações0 comentário

Commentaires


bottom of page