top of page
  • Foto do escritorJornal do Juvevê

Na Câmara Municipal de Curitiba, Greca agradece apoio dos vereadores e diz que a Linha Verde será entregue em junho deste ano

“Todo o apoio que recebi desta Casa de Leis durante os últimos sete anos me permite garantir que entregarei Curitiba melhor, mais justa, mais bonita, mais inclusiva, mais solidária e mais inteligente do que a recebi do meu antecessor e isso me deixa muito feliz. Tenham certeza de que quanto mais pudermos mais nós faremos”, disse Greca.



O prefeito Rafael Greca participou, nesta segunda-feira (5/2), da sessão que marcou a abertura do ano legislativo na Câmara Municipal de Curitiba.

Acompanhado do vice-prefeito e secretário de Estado das Cidades, Eduardo Pimentel, e secretários municipais, o prefeito agradeceu o apoio dos vereadores, destacando a relação republicana entre os poderes e apresentou o relatório de obras e serviços da Prefeitura aos vereadores.


Respeito e independência


A sessão foi aberta pelo presidente da Câmara, vereador Marcelo Facchinelo, que falou sobre o relacionamento entre Câmara e Prefeitura.

Além de Facchinelo, a mesa diretora foi composta pelos vereadores Tito Zeglin (1º vice-presidente), Osias Moraes (1° secretário), Maria Leticia (2ª secretária), Mauro Bobato (3° secretário) e Leônidas Dias (4° secretário).

“Nós temos um papel de grande responsabilidade de criar leis e revogar outras leis quando necessário. Temos também o papel de fiscalizar o Executivo e cultivamos uma relação republicana de independência”, disse o presidente da Câmara.


Linha Verde e mais entregas


Durante seu discurso, Greca destacou os investimentos feitos na capital, com ênfase para a previsão de conclusão das obras da Linha Verde para junho deste ano (cujas intervenções acontecem no Lote 4.1, trecho final da obra); o avanço das obras do Ligeirão Leste-Oeste; o reforço nas ações de sustentabilidade, com a ampliação do uso da energia solar nos prédios públicos; a entrega da Rua da Cidadania da CIC (que deve ser concluída até o final do ano); e a continuidade do programa Asfalto Novo em ruas de saibro da cidade.

 

Plano de Recuperação


Greca lembrou que as condições dadas para que a cidade pudesse ter equilíbrio econômico e fiscal vieram do trabalho conjunto entre Executivo e Legislativo. 

“O Plano de Recuperação de Curitiba, que tornou a capital referência nacional em governança pública, colocou as contas da Prefeitura de Curitiba em dia e permitiu regularizar os serviços ao cidadão. Hoje temos uma carteira de mais de R$ 2 bilhões em projetos em execução, com destaque para o Bairro Novo da Caximba e os novos Inter 2 e Ligeirão Leste-Oeste”, disse Greca.


Avanços no transporte coletivo


O prefeito comentou os avanços da cidade em mobilidade urbana, com a entrega do Ligeirão Norte-Sul em janeiro deste ano, que liga o Santa Cândida ao Pinheirinho, em trajeto rápido com tempo médio de 50 minutos.

“No mês que passou, tivemos a alegria de inaugurar o Ligeirão Norte-Sul, que liga o Santa Cândida ao Pinheirinho, em trajeto rápido com tempo médio de 50 minutos”, disse o prefeito. 

Além disso, ele citou as novas melhorias que serão implantadas no transporte coletivo da cidade.


Cultura e inovação


O prefeito disse também que os programas culturais, sociais e de inovação vão continuar sendo destaque em sua gestão, ressaltando os novos espaços de cultura, como o Memorial Paranista, o Cine Passeio, o Teatro da Vila, além do Teatro do Paiol, que passou por uma reforma completa.

“Nós vamos insistir muito na cultura, na inovação. Tanto que ainda esse mês eu inauguro o Pinhão Hub, na Rua Engenheiros Rebouças, para estimular ainda mais as 700 startups e os quatro unicórnios que existem na cidade, para que a inovação seja sempre um sistema, uma parte do processo social, onde todo mundo tenha direito à inovação”, disse Greca.

Ele citou como exemplo o aplicativo Saúde Já, que permite marcar a sua consulta ou exame laboratorial. 

“Eu fui a Washington, a convite do BID, e conheci o sistema ‘MaaS’, que é mobilidade como serviço. A ideia é que o sistema de transporte todo seja operável pelos próprios curitibanos através do seu celular. É a inovação na palma da sua mão”, revelou Greca.


Adeus, lama!


Ainda falando sobre o tema mobilidade, o prefeito citou que desde 2017 foram feitos mais de mil quilômetros de Asfalto Novo, sendo 131 quilômetros de asfalto no saibro, obras que melhoram o trânsito e trazem mais segurança para motoristas e moradores.

“Fora, Lama! Xô, Poeira! Vamos continuar avançando para que Curitiba não tenha mais ruas de saibro”, disse Greca.


Casas e ônibus elétricos


O prefeito curitibano também falou que 2024 será marcado por entregas de importantes obras de infraestrutura para a cidade.Entre as principais estão a conclusão das primeiras 752 casas e da infraestrutura de água e esgoto do Bairro Novo da Caximba; os primeiros 70 ônibus elétricos; a nova Estação Prisma Solar Agrárias, da Linha Direta Inter 2; os painéis fotovoltaicos dos terminais do Santa Cândida e Pinheirinho; implantação de educação integral nas 186 escolas; Fazenda Urbana da CIC; e a primeira fase do Hipervisor Urbano.


Avanços da cidade


Eduardo Pimentel disse que estava feliz de ter participado da conquista dos inúmeros avanços de Curitiba.

“Eu sempre falei que eu queria ser um vice-prefeito atuante e leal. E estou entregando essas características à cidade de Curitiba. Auxiliei o prefeito principalmente no início da gestão como secretário de Obras, que entregamos todas as obras que estavam paradas. Demos início a esse grande pacote de obras estruturantes que a cidade vive até hoje. O cidadão vê como a cidade avançou, como a cidade está bem cuidada, como os projetos estão avançando, como os programas têm consistência”, comentou Eduardo Pimentel. 


Diálogo construtivo


O líder do Governo na Câmara Municipal de Curitiba (CMC), vereador Tico Kuzma, disse que apoio da CMC foi vital para a realização das obras.

“O apoio dos vereadores foi crucial, refletindo diálogo construtivo entre Executivo, Legislativo, base e oposição. Isso é fruto do diálogo e de relações construtivas e respeitosas entre o Executivo, Legislativo, base de apoio e oposição", afirmou Tico Kuzma.

Ele citou como exemplo o Painel de Atividades Legislativas, onde foram protocolados, em 2023, 397 projetos, sendo 56 do Executivo. O plenário aprovou 170 projetos, com apenas 1 veto.


Presenças


Além dos vereadores curitibanos, participaram da sessão os secretários Luiz Fernando Jamur (Governo Municipal e Ippuc); Maria Sílvia Bacila (Educação); Alexandre Jarschel de Oliveira (Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação); Luiz Gusi (Segurança Alimentar e Nutricional); Cínthia Genguine (Comunicação Social); Beatriz Batistella (Saúde); além do comandante da Guarda Municipal, Carlos Celso dos Santos Junior; o assessor de Articulação Política, Lucas Navarro de Souza; e a procuradora-geral do município, Vanessa Volpi.


Fonte: PMC

Foto: Fernando Ogura/SMCS

3 visualizações0 comentário
bottom of page