top of page
  • Foto do escritorJornal do Juvevê

Mesária com síndrome de Down é exemplo de cidadania e inclusão

Curitibana Pietra Silvestri, de 21 anos, voluntariou-se para trabalhar nas eleições deste ano


Por volta das 6h da manhã do dia 2 de outubro, a curitibana Pietra Silvestri, de 21 anos, acordava em pleno domingo para uma missão importante: colaborar com a democracia. Ela se voluntariou para ser mesária pela primeira vez. Mas seu propósito vai além de trabalhar nas eleições. A jovem com síndrome de Down quer mostrar à sociedade a importância da inclusão.

Ser voluntária nas eleições pareceu algo natural: "eu adoro ajudar as pessoas, acho bem legal", declara Pietra. Essa é a segunda votação que participa, a primeira foi em 2018, apenas como eleitora. "É importante saberem que eu voto e que sou cidadã", ressalta.

Para o segundo turno, Pietra planeja fazer uma capacitação para agilizar a busca pelos nomes das eleitoras e eleitores no caderno de votação. A decisão veio como resposta a algumas pessoas que pareciam impacientes quando a jovem demorava um pouco mais para encontrar os seus registros, em comparação a outras mesárias e mesários.

Ainda assim, Pietra se diz satisfeita. Foi um dia de muita dedicação e trabalho, e a missão foi cumprida com alegria. “Foi cansativo, mas valeu a pena”, afirma. “Para mim, foi bem importante participar porque não vemos muitas pessoas com Down nas eleições”.


Próximos projetos

Cheia de sonhos, para o futuro, a jovem ainda tem muitos planos: quer casar com o namorado que se relaciona há 6 anos, ter filhos e garantir sucesso no trabalho. Sobretudo quer ocupar espaços de cidadania e incentivar a participação ativa e a inclusão de todas as pessoas na sociedade, em especial, as com síndrome de Down.


Estatísticas

Entre as 8.475.632 pessoas aptas a votar no Paraná, 83.998 declararam ter algum tipo de deficiência, segundo o Portal de Estatísticas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Houve um crescimento de 11,86%, comparado às Eleições Gerais de 2018, quando eram 75.092. Elas representam 0,99% do eleitorado paranaense.

Texto: Carla Tortato Foto: Arquivo pessoal

4 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page