top of page
  • Foto do escritorJornal do Juvevê

Massoterapia desportiva: área indispensável para o tratamento e rendimento na prática esportiva





Por Netto Ribeiro


A massoterapia desportiva é uma prática terapêutica voltada para o tratamento de desportistas, sejam atletas ou pessoas que desenvolvem atividades físicas regulares, com o objetivo de preparar o físico para as competições e tratar dores musculares causadas pela tensão provocada pelo esforço físico através de movimentos calculados que melhoram a circulação sanguínea.


Massoterapia Desportiva na prática


A massoterapia desportiva é uma prática que utiliza de técnicas específicas que contribuem para o dia a dia dos profissionais que praticam esportes, ajudando a manter a rotina de treinos e organização para que possam alcançar seus objetivos.


A atividades que exigem esforços intensos podem gerar lesões ou dores musculares por conta da tensão, e as massagens são ótimas aliadas porque atuam diretamente no foco do problema. Além de proporcionarem uma melhor circulação sanguínea, os estímulos eliminam toxinas, aliviam dores, melhoram a qualidade do sono, previnem lesões, reparam e tonificam a musculatura promovendo o relaxamento, tão necessário quanto os treinos, no caso dos atletas.


O terapeuta


A figura do terapeuta esportivo tem ganhado cada vez mais importância, tendo em vista o crescimento das pessoas que desenvolvem atividade física atualmente por indicação médica, bem como em relação à alta competitividade na área esportiva, que gera uma tensão significativa nos atletas, que precisam constantemente de recuperação muscular para estarem aptos à prática sem prejuízo no rendimento.


Além disso, o tratamento especializado com esse tipo de profissional contribui para a longevidade da carreira desportiva, algo extremamente importante para os profissionais, sendo que a resistência muscular é essencial para manter o bom desempenho a longo prazo.


A massoterapeuta Maria Carla, diretora do espaço Viver Sem Dor e que também atua como terapeuta do Sindicato dos Bancários de Sergipe (SEEB/SE) explica a importância da massoterapia desportiva na saúde muscular dos pacientes. “Eu entendo que a massoterapia desportiva é uma fisioterapia. Então falta essa informação para as pessoas, o atleta precisa ter essa consciência: eu vou treinar, vou sobrecarregar a minha musculatura, mas eu preciso tratar para que não tenha lesão no futuro”, destaca.


Programa de tratamento muscular


O “Programa de tratamento muscular”, executado no espaço Viver Sem Dor, foi criado por Maria Clara a partir de sua experiência profissional nas urgências, acompanhando casos de atletas que chegavam com lesões. Com isso, a massoterapeuta verificou que a falta de informação para a prevenção era um dos principais fatores agravantes. “O atleta treina, treina, sobrecarrega a musculatura e não faz uma liberação. É preciso que as academias expliquem isso para os atletas. Falta muitas vezes essa informação”.


“Eu notei que quando o paciente chega no meu spa e ele está com o edema, com a lesão, e eu faço a liberação miofascial, ele consegue ficar bem, ele consegue andar”, frisou.


No espaço, é realizada a liberação miofacial (técnica de massagem que trata tensões musculares a partir de pressão calculada), bem como a terapia com a ventosa, que tem o benefício de desintoxicar, relaxar e promover um desempenho melhor. Na dinâmica dentro do Viver Sem Dor, Carla orienta sobre a preocupação que o atleta tem que ter com a prevenção, sendo o programa de tratamento muscular subdividido em três fases: antes, durante e depois do evento desportivo.


Efeitos diretos no preparo e recuperação dos atletas


A preparação dos competidores em qualquer modalidade esportiva é fundamental para o bom desempenho. É aí que o massoterapeuta entra: ele ajuda na concentração, preparando e aquecendo a musculatura, dando os estímulos necessários para que o atleta dê o seu melhor de forma segura.


Já no fim da competição, o objetivo dos massoterapeutas é cuidar da recuperação física do atleta, ajudando os músculos a relaxarem, desintoxicarem devido ao esforço aplicado, recuperar as fibras e auxiliar na regeneração dos mesmos. Para isso, são aplicadas técnicas diferentes, tanto na pré, quanto na pós competição, cada uma com uma finalidade e sempre com o objetivo de ajudar os atletas.


Em competições de alto rendimento, a presença de profissionais técnicos em Massoterapia é fundamental e chega a ser recomendada por instituições e comissões organizadoras, já que o conhecimento técnico na área colabora para a preparação e recuperação dos atletas permitindo que tenham sempre um bom desempenho.


Outras informações:


- @spa_viver_sem_dor

- @cetaracaju



19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

コメント


bottom of page