top of page
  • Foto do escritorJornal do Juvevê

MAIS INCLUSÃO E SAÚDE AOS CELÍACOS


A Doença Celíaca é uma condição autoimune causada pela intolerância ao glúten (presente em massas, pães, bolos, biscoitos e variados), o portador da doença pode desenvolver sérios problemas como anemia e osteoporose. Além disso, o convívio em sociedade pode ser difícil, devido ao fato de que nem todos os estabelecimentos oferecerem a opção de alimentos sem a proteína do glúten.


Foi pensando nisso, que os vereadores Herivelto Oliveira e Pier Petruzziello apresentaram uma proposta referente a criação de um Passaporte Celíaco na cidade de Curitiba. A ideia é disponibilizar um documento que comprove a condição de saúde do indivíduo e assim, o permita consumir seus próprios alimentos específicos da sua dieta em locais públicos e estabelecimentos que não detém dessa alimentação especial.


Em 2021 o vereador Herivelto realizou uma audiência pública na Câmara de Curitiba para discutir e conhecer mais sobre a doença. "Foi um grande evento de debate sobre o que é a doença, os desafios enfrentados por quem é celíaco e ações futuras que podem ser desenvolvidas. Disso e outras reuniões, saiu a iniciativa do passaporte", explica. A norma defende que restaurantes, bares, lanchonetes, casas de shows e eventos aceitem o Passaporte Celíaco, que será obtido através de declaração médica. O projeto segue em discussão na Câmara Municipal de Curitiba.


Fonte: CMC

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

コメント


bottom of page