Lixo Zero: uma tonelada de resíduos orgânicos da 22ª Jornada de Agroecologia é destinada para compostagem
- Jornal do Juveve
- 12 de ago.
- 2 min de leitura

Uma ação do Mandato Goura (PDT), em parceria com o Campus Centro Politécnico da Universidade Federal do Paraná (UFPR), resultou na destinação à compostagem de uma tonelada de resíduos orgânicos produzidos durante a 22ª Jornada de Agroecologia, que aconteceu entre os dias 6 e 10 de agosto.
Os resíduos foram encaminhados para compostagem na Horta Comunitária do Jacu, no bairro Bom Retiro. Além disso, os recicláveis foram para a Associação Alifa Reciclagens, gerando renda e fortalecendo o trabalho dos catadores e catadoras.
“Com essas ações, a gente fecha o ciclo de forma ambientalmente correta e evita que esse material todo fosse parar em aterros”, comemorou a gestora ambiental e assessora parlamentar, Iracema Bernardes.
O evento recebeu a visita de mais de 30 mil visitantes e contou com mais de 250 feirantes e mais de 100 coletivos e empreendimentos da Economia Solidária, indígenas e cooperativas e associações da reforma agrária, na Feira da Agrobiodiversidade.
A ação do Mandato Goura e do Centro Politécnico teve como uma das metas a gestão de resíduos Lixo Zero, reforçando o compromisso com a sustentabilidade e a agroecologia.
Por isso, durante os cinco dias da Jornada Agroecológica foram desenvolvidas várias ações de conscientização dos participantes para a importância da gestão eficiente de resíduos.
“Contribuímos na organização e execução da oficina “Resíduos em Eventos”, que apresentou práticas e ferramentas para reduzir a geração de lixo e melhorar a separação e destinação adequada dos materiais”, observou Iracema Bernardes.
O deputado Goura (PDT) afirmou que a participação do Mandato na Jornada, junto à UFPR Politécnico, reforça que cuidar do meio ambiente começa em cada escolha cotidiana e que feiras, encontros e festivais também podem e devem ser exemplos de sustentabilidade.
“Seguimos juntos rumo ao Lixo Zero, fortalecendo a agroecologia e inspirando mudanças que beneficiam a natureza e as pessoas”, disse Goura.
Desafios
Apesar dos avanços na gestão do lixo da 22ª Jornada de Agroecologia, Iracema Bernardes destaca que o desafio para se alcançar a meta Lixo Zera ainda é grande.
A utilização de embalagens descartáveis e de materiais de difícil reciclagem, como o isopor, ainda é um problema que precisa de uma atenção maior. Além disso, o descarte incorreto dos materiais também dificulta a separação dos resíduos.
“No caso do isopor, por exemplo, o volume é grande, o preço é baixo e a comercialização é difícil”, explicou Iracema.
Projetos de leis
O espaço também foi uma oportunidade para debater a minuta do projeto de lei que propõe a obrigatoriedade da gestão de resíduos em eventos, fortalecendo a necessidade de políticas públicas que garantam práticas mais responsáveis em todo o estado.
O deputado Goura é também o autor do Projeto de Lei 833, que estabelece mecanismos de apoio à Transição Agroecológica no estado e está tramitando na Assembleia Legislativa do Paraná. Ele reforça que o projeto é uma construção coletiva e que as pessoas podem encaminhar sugestões através do link:
A Lei 2370/22, que institui a Semana Lixo Zero no calendário oficial do Paraná, também é de autoria do deputado Goura.
Outras ações do Mandato Goura voltadas para o fortalecimento da Agroecologia no Paraná podem ser acessadas no link abaixo.
Comentários