top of page
  • Foto do escritorJornal do Juvevê

Jornal do Juvevê recebe votos de Congratulações Aplausos na Câmara Municipal de Curitiba

Sessão solene foi realizada pelo mandato do vereador Herivelto Oliveira, no Palácio Rio Branco. Além do Jornal do Juvevê, na noite desta sexta feira (28) o Vereador prestou homenagem a mais 14 empresas e pessoas





Nesta sexta-feira (28), o vereador Herivelto Oliveira (Cidadania) realizou uma sessão solene, no Palácio Rio Branco, para entregar Votos de Congratulações e Aplausos a 14 pessoas e empresas de destaque nas áreas da Inovação, Comunicação, Esporte, Educação e Cultura. Com o plenário do prédio histórico da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) lotado, os homenageados foram chamados um a um para receber os diplomas, após terem suas trajetórias de vida destacadas pelo cerimonialista José Nascimento.


“Sempre recebi muitas homenagens, desde que comecei a trabalhar em 1986, ainda mais depois que fui trabalhar na televisão”, brincou Herivelto Oliveira, na abertura da sessão solene. O vereador contou quando, ao receber um prêmio pela quarta vez, foi advertido pelo jornalista Gil Rocha a dar o devido valor ao troféu que receberia. “O Gil Rocha me disse ‘você preferia que xingassem? A homenagem é um presente, alguém parou um tempo para pensar positivamente em você’. Eu aprendi uma lição naquele dia”, reconheceu.


“Se os Votos de Congratulações e Aplausos que vocês estão recebendo hoje for a primeira homenagem das suas trajetórias, que seja a primeira de muitas. Se for mais uma, que seja um sinal de que muitas outras homenagens virão”, desejou Herivelto Oliveira.


"A nossa forma de honrar essa homenagem é continuar trabalhando", discursou Marina Barancelli, escolhida entre os convidados para falar em nome do grupo. Ela contou que é filha de um casal interracial, que sua mãe é branca e seu pai é negro, de forma que a ascendência materna Marina conhece até o século 16, mas na linhagem paterna essa memória pára na avó, por conta do apagamento gerado pela escravidão. Trabalhadora da Cultura, ela agradeceu a oportunidade de escrever a própria história. "Graças ao vereador Herivelto, as pessoas vão saber que eu estive aqui", registrou.


Confira os 14 homenageados da sessão solene na Câmara de Curitiba:

Foram homenageados na sessão solene desta sexta-feira, no Palácio Rio Branco, recebendo Votos de Congratulações e Aplausos do mandato do vereador Herivelto Oliveira:

  • ESCOLA STUDIO D1: A Escola completou 45 anos de fundação no ano passado, dedicados à democratização do do ensino de ballet, jazz e sapateado. Maior escola de dança do Paraná, seu primeiro espetáculo, "Bodas Campestres", redefiniu os padrões de produções artísticas escolares. A homenagem foi recebida por Dora de Paula Soares, que implementou o método da Royal Academy of Dance, de Londres, na escola (077.00819.2023).

  • LEONIR LUCINDA DOS SANTOS: Pioneira da Vila Nossa Senhora da Luz, completou 90 anos de idade. Ela participa da Pastoral da Igreja Católica na luta contra a AIDS, é rainha do Carnaval da Cidade Industrial e fundadora do Rancho das Flores, bloco carnavalesco que há 35 anos abre o desfile do Carnaval de rua de Curitiba. Leonir é participante do Fala Curitiba, conselheira de Saúde e voz ativa no movimento negro de Curitiba (077.00440.2024).

  • JULLYANO MOTA: Acordeonista e cantor, ele é produtor de eventos, arranjador musical e agenciador de músicos e bandas. Já foi premiado em festivais e rodeios no Brasil e no exterior. Na sua trajetória profissional estão a Banda Toke Xote, a produção da Maratona de Forró e homenagem a Hermeto Pascoal (077.00422.2024).

  • MARINA BARANCELLI: À frente de treinamentos, direção e produção de teatro e cinema no Brasil e no exterior, em parceria com a National Youth Film Academy, do Reino Unido, ela é CEO do Agrupa Cultura e dirigiu o documentário "Rapsódia em Azul", que aborda o racismo no ballet (077.00279.2024).

  • JORNAL DO JUVEVÊ: Informativo de bairro, é um jornal com senso comunitário comunitário, com edição online e impressa. Durante a pandemia de covid-19, o Jornal do Juvevê manteve os leitores informados através das redes sociais, contribuindo para a superação da situação no bairro. A homenagem foi recebida por Bernardo Carlini (077.00355.2021).

  • JAIRTON CONCEIÇÃO: Repórter cinematográfico há 47 anos, dedicou à empresa, começando no antigo Canal 12, agora chamaod RPC TV. Ao longo de sua carreira, cobriu eventos como visitas de presidentes da República, a visita do Papa a Curitiba, a inauguração de Itaipu e da Ponte Brasil-Argentina, a rebelião em Piraquara, o título brasileiro de futebol do Coritiba, a enchente em União da Vitória e a assinatura da Constituição de 1988, em Brasília (077.00075.2022). 

  • RAMON PEREIRA: Um dos mais experientes repórteres cinematográficos da Rede Paranaense de Comunicação (RPC), com mais de 30 anos de carreira. Contribuiu com imagens para telejornais de destaque como Bom Dia Brasil, Jornal Hoje, Globo Rural, Jornal Nacional, Jornal da Globo e Globo Repórter. Recentemente, filmou os atos de protesto e a invasão da Assembleia Legislativa do Paraná, “demonstrando grande profissionalismo ao continuar a cobertura, mesmo sob a ação de gás lacrimogêneo” (077.00417.2024). 

  • JORNAL DO REBOUÇAS: Primeiro jornal em Curitiba a utilizar recursos de Realidade Aumentada, também se tornou o primeiro jornal tecnológico da cidade. A homenagem foi recebida por Sirlei Krasinski e pelo jornalista Alessandro Santi (077.00213.2024).

  • JOSÉ MANOEL LUÍS DA SILVA: Professor e astrônomo, é conhecido por sua participação em programas da NASA. Com outros 21 cientistas brasileiros, ele participou do projeto Apollo 11, que levou Neil Armstrong e Buzz Aldrin à Lua em 20 de julho de 1969. Formado em física e matemática, ele é um dos fundadores do Observatório e Planetário do Colégio Estadual do Paraná, onde também atuou como diretor (077.00093.2022).

  • GABRIEL KOZLOWSKI ANDREOLA: Descobriu o asteroide 2022FL10 em parceria com a NASA e orienta a equipe no projeto GLEE, promovido pela NASA, em conjunto com a missão Artemis. Bacharel em Física pela Cruzeiro do Sul, é estudante de Relações Internacionais e Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Engajado com debates públicos, foi Jovem Defensor Público dos Direitos Humanos, em 2020, e Jovem Deputado Federal pelo Paraná, em 2019. Desde 2017, é orientador da equipe de Ciências Espaciais e membro da equipe de Robótica do Colégio Estadual do Paraná (077.00116.2022).

  • TIAGO FRANCISCO DA SILVA: Mais conhecido como Tiago Chico, destacou-se como diretor-técnico da Agência Curitiba de Desenvolvimento em 2016, implementando o Vale do Pinhão e o aplicativo Saúde Já. O aplicativo, criado para evitar filas nos postos de saúde, tornou-se essencial durante a pandemia de covid-19. O Vale do Pinhão promove o ecossistema de inovação em Curitiba, resultando na criação de diversos projetos e na conquista do título de Cidade Mais Inteligente do Mundo em 2023 (077.00212.2024).

  • AGÊNCIA 433: A Agência 433 criou o projeto "Som da Vida", em parceria com o Hospital Cajuru. Eles estão usando inteligência artificial para humanizar a experiência dos pacientes. Com o software Suno, o projeto cria músicas personalizadas baseadas em histórias reais, com o nome da pessoa, idade e gostos musicais, oferecendo conforto e apoio emocional (077.00327.2024).

  • JULIA LENI FERREIRA DE LIMA: Atleta de destaque na Confederação Brasileira de Rugby Sub-18, foi campeã sul-americana em Rosário (AR), em março de 2022. Conquistou títulos como campeã paranaense pelo Curitiba Rugby, campeã dos Jojups pela cidade de Curitiba e pelo Paraná. Única curitibana a passar na seletiva nacional (077.00198.2022).

  • NYCOLLY CARNEIRO:  Conquistou o Circuito Europeu Cadete de Judô na categoria sub-18, em maio de 2024. A atleta lidera o ranking mundial de sua categoria, vencendo adversárias de alto nível, de países como França, Itália, Portugal e Uzbequistão (077.00376.2024).


Fonte: CMC

Foto: Carlos Costa/CMC

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page