top of page
Foto do escritorJornal do Juvevê

Jardim de Esculturas do Palácio Garibaldi ganha duas novas obras

“Mais uma etapa do nosso Jardim de Esculturas, um local para proteger, respeitar e divulgar a história da imigração italiana no Paraná”, pontua Cida Borghetti.

A Associação Giuseppe Garibaldi inaugura, na próxima segunda-feira (1), mais uma fase do Jardim de Esculturas do Palácio Garibaldi com as peças do engenheiro italiano Ernesto Guaita, responsável pela construção do Palácio e de Vicenzo Farani, fundador e membro da primeira diretoria da Associação.


O evento faz parte das comemorações dos 141 anos da fundação da Associação Giuseppe Garibaldi e dos 150 anos da Imigração Italiana no Brasil, e contará com a presença da cônsul da Itália para o Paraná e Santa Catarina, Eugênia Berti.


As duas novas obras se somam às esculturas de Giuseppe Garibaldi, Anita Garibaldi, do ex-governador Ney Braga e dos ex-presidentes da Associação, Giovanni Corghi e Wladimir Trombini que já compõe o Jardim de Esculturas. Todas as peças fora produzidas pelo artista plástico Carlos Henrique Tullio


A presidente da Associação, Cida Borghetti, agradece à diretoria, aos sócios e aos patrocinadores por acreditarem no projeto de criar um novo ponto turístico no centro histórico de Curitiba.


PRÊMIO – A diretoria da Associação também homenageará a presidente da Fundação Cultura de Curitiba (FCC), Ana Castro, com o prêmio “Anita Garibaldi 2024”. A premiação é entregue para mulheres que se destacam em suas atividades e contribuem para o fortalecimento das relações entre o Brasil e a Itália. O troféu é obra do escultor gaúcho Sérgio Coirolo.


PROJETO – O Jardim das Esculturas faz parte de um amplo projeto de revitalização do Palácio Garibaldi e conta com o apoio do poder público, de parceiros da iniciativa privada por meio de leis de incentivo e dos associados da entidade.


HOMENAGEADOS - Ernesto Guaita nasceu em Turim em 1843 e faleceu em Curitiba em 1916. Foi o engenheiro italiano responsável pela construção do Palácio Rio Branco, sede do legislativo municipal da capital paranaense e do Palácio Garibaldi em 1904, entre várias obras de grande importância para Curitiba.


Vicenzo Farani nasceu em 1864 na província de Salermo (Itália) e faleceu em Curitiba em 1960. Imigrante, representante da classe operária, foi fundador e membro da primeira Diretoria da Associação Giuseppe Garibaldi em 1883.


Ana Cristina de Castro é formada em Letras, com pós-graduação em Literatura Contemporânea e mestrado em Gestão Urbana. É servidora pública da Prefeitura de Curitiba há mais de 30 anos. É presidente da Fundação Cultural de Curitiba desde 2018.


SERVIÇO:

Inauguração de peças do Jardim de Esculturas

Data: 01/07 – segunda-feira

Horário: 16h30

Local: Palácio Garibaldi – Praça Garibaldi, 12 – São Francisco

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page