top of page

Governadores de direta anunciam “Consórcio da Paz” contra crime organizado

Eles se reuniram na quinta-feira na sede do governo do Rio de Janeiro, dois dias após a megaoperação policial nos complexos de favelas do Alemão e da Penha



ree

Governadores ligados ao campo político da direita anunciaram nesta quinta-feira uma cooperação entre seus Estados — o “Consórcio da Paz” — para enfrentar o crime organizado no país.

Eles se reuniram nesta quinta-feira na sede do governo do Rio de Janeiro, dois dias após a megaoperação policial nos complexos de favelas do Alemão e da Penha contra a facção criminosa Comando Vermelho que deixou ao menos 121 mortos, entre eles quatro policiais.


A sede do consórcio será no Rio de Janeiro, onde serão traçadas estratégias conjuntas de combate ao crime organizado e formas de cooperação.


“Em tese, (a ideia do consórcio) é que inteligência e parte operacional possam atender qualquer um dos Estados; sem precisar perguntar um ao outro e seja rapidamente”, disse o governador do Estado de Goiás, Ronaldo Caiado (União).

“A ideia é integrar contingente, apoio financeiro e emprestar o que a gente tem de melhor”, adicionou o governador Jorginho Mello (PL), de Santa Catarina.

O encontro reuniu ainda os governadores de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PP), de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), e a vice-governadora do DF, Celina Leão (PP). O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), participou remotamente da reunião de governadores.


Os líderes dos Estados discutiram a PEC da Segurança Pública apresentada pelo Ministério da Justiça e aproveitaram para elogiar a megaoperação policial desta semana.

“Queria me solidarizar e dar parabéns às forças de segurança. A operação tem sido chamada de mais letal, mas deveria ser a mais bem sucedida, não teve gente de bem que morreu”, afirmou o governador Romeu Zema.


Fonte: Reuters

Foto: Divulgação


Comentários


bottom of page