Poemas para brincar nas quatro estações é o novo livro da autora curitibana Francine Cruz. A obra é composta por 40 haicais e está sendo publicada pela Editora Arpillera, uma editora de livros artesanais.
Cada exemplar deste livro é produzido manualmente, numerado, feito com costura japonesa e colagem de flores prensadas. A obra conta ainda com ilustrações em aquarela feitas pela artista plástica Débora Bacchi.
Francine Cruz é autora, entre outros, dos livros Amor, Maybe (2011) e A Casa dos Dois Amores (2014). Em 2012 recebeu o prêmio Agente Jovem de Cultura do Ministério da Cultura. É membra efetiva do Centro de Letras do Paraná.
O olhar contemplativo do haicai
O haicai é um tipo de poesia curta e minimalista que nasceu no Japão, composto de três versos, geralmente sem título e sem rimas.
Mas, segundo a apresentação do livro, escrita pela escritora e editora Yara Fers, “o haicai está muito além da medição silábica. (...) O haicai fotografa o instante, observando os minimalismos, as sutilezas, aquilo que passa despercebido muitas vezes aos olhos desatentos, mas que a poesia tem o poder de captar”.
Os versos de Francine trazem essas características de forma muito viva, como no haicai abaixo:
dança pelo céu
borboleta pequenina –
uma flor com asas
Sobre o livro, Yara completa: “Nesta obra, Francine utiliza com maestria todas essas características do haicai, resgatando a essência do olhar contemplativo e criando belos haicais para cada uma das quatro estações. (...) O livro é um convite: abra estas páginas com os olhos meditativos de quem observa o mundo pela primeira vez. Faça essa pausa”.
O livro Poemas para brincar nas quatro estações já está à venda no site da editora.
Site:
Telefones para contato:
Francine Cruz: (41) 996686262
Editora Arpillera: (71) 992867379
Comentários