Fisioterapia Pélvica: Cuidado essencial durante a gestação
- Jornal do Juveve
- 10 de jun.
- 1 min de leitura
A fisioterapia pélvica é uma especialidade da fisioterapia essencial para a saúde da mulher, especialmente durante a gravidez.
Ela atua minimizando desconfortos comuns da gestação, como retenção de líquidos e lombalgia, e fortalece a musculatura que sustenta o bebê. Seu foco principal é preparar a musculatura do assoalho pélvico para o parto natural, buscando flexibilidade e coordenação para facilitar a passagem do bebê e reduzir o risco de lacerações. O trabalho inclui também o preparo respiratório, vital durante a gravidez e o parto.
Geralmente, as sessões são iniciadas após a 16ª semana de gestação, período em que o embrião já está totalmente implantado e a gestante começa a sentir as primeiras alterações físicas.

Segundo a profissional Isabel Bini, professora especializada em fisioterapia pélvica, é fundamental que a gestante tenha um encaminhamento médico atestando suas condições para a fisioterapia pélvica. Existem contraindicações em casos de gestação de risco (ex: placenta prévia) ou outras condições clínicas que inviabilizem o trabalho motor. Por isso, o pré-natal rigoroso aprovação médica são indispensáveis.
A não realização da fisioterapia pélvica pode aumentar o risco de incontinência urinária e outras disfunções no pós-parto. Assim, ela se torna uma ferramenta poderosa na prevenção de complicações, contribuindo para uma gravidez mais saudável e um pós-parto com menos intercorrências.

Amanda Rafaela de Miranda
Bernardo Felipe de Assunção Cordeiro
Nilton Yuuki Arashiro Mol
Sofia Velazquez Fuchs.
Comments