top of page
  • Foto do escritorJornal do Juvevê

Fala Curitiba vai à Rua XV conhecer as demandas da população


Foto: Luiz Costa/SMCS


Uma das mais conhecidas e movimentadas ruas da cidade, a XV de Novembro, no Centro, foi palco da consulta pública itinerante do programa Fala Curitiba, nesta quinta-feira (10/3), perto do Bondinho da Leitura. O modelo itinerante visa facilitar o acesso dos moradores à escolha de prioridades a serem detalhadas e votadas nas próximas duas fases do programa, ao longo do ano.


A administradora regional da Matriz, Rafaela Lupion, foi conferir o trabalho da equipe encarregada de orientar o público a preencher o formulário destinado a subsidiar as previsões da Lei de Diretrizes Orçamentárias para o próximo ano. “É muito importante que o maior número possível de pessoas participe e ajude a Prefeitura a melhorar a nossa cidade”, resumiu.


Até o fim de março, a unidade móvel da consulta percorrerá 35 pontos dos 18 bairros que formam a Regional Matriz.


A população participa

Com 68 anos de vida e 67 como morador do Jardim das Américas, o aposentado Luiz Antônio Biazetto Neto acredita que o transporte é a área mais importante a ser aperfeiçoada pela administração municipal. “São ajustes que precisam ser feitos e que eu pretendo detalhar nas próximas etapas”, adiantou.


Morador do Água Verde, mas presença diária nas imediações da Praça Tiradentes para trabalhar na empresa de tecnologia da informação de familiares, Alfredo Matzenbacher votou, em primeiro lugar, no quesito segurança. “É algo que me chama a atenção e que eu acho que pode melhorar”, disse ele.


Como participar

Cada morador da cidade pode preencher até dez formulários (um para cada regional). Isso pode ser feito com as equipes móveis da consulta pública ou on-line por este site.


Em cada formulário podem ser escolhidos até cinco temas relacionados a 15 políticas públicas: assistência social; cultura; direitos humanos; educação; empreendedorismo; esporte e lazer; habitação; meio ambiente; obras públicas; saúde; segurança; segurança alimentar e nutricional; trânsito; transporte; e urbanismo.


“As diretrizes escolhidas representam onde a população espera que a Prefeitura coloque dinheiro no ano que vem”, explica o presidente do Instituto Municipal de Administração Pública (Imap) e responsável pela gestão do programa Fala Curitiba, Alexandre Matschinske.


Segundo ele, a meta do Fala Curitiba móvel é ampliar o diálogo e trazer qualidade ao debate sobre as prioridades serem definidas. “Por isso, conforme os protocolos sanitários, voltaremos a fazer reuniões presenciais a partir da próxima etapa”, anuncia.


A próxima ação itinerante do Fala Curitiba acontecerá na manhã do dia 15/3 (terça-feira), na Praça Carlos Gomes.


Serviço:

Onde ser ouvido pelo Fala Curitiba

REGIONAL MATRIZ Manhã: Praça Carlos Gomes – Rua Monsenhor Celso, s/nº - Centro

Fonte: PMC

1 visualização0 comentário

Comments


bottom of page