top of page
  • Foto do escritorJornal do Juvevê

Estreando no Jornal do Juvevê


É com imensa satisfação que assino a Coluna de Psicologia do Jornal do Juvevê intitulada Vida Plena Psi, com o propósito de agregar conhecimento sobre saúde mental e vida saudável.


Eu sou Cláudia Ducci Hartmann, tenho formação acadêmica em Direito pela PUC-PR e Psicologia pela Universidade Tuiuti, atuo como Psicóloga Clínica e também com treinamento, consultoria e palestra na área de gestão de pessoas.


Para a estreia da coluna, o tema escolhido foi autocuidado, um assunto de grande importância, mas que infelizmente muitas vezes é negligenciado ou mal interpretado. O autocuidado representa o cuidado consigo mesmo, o momento de cuidar de si, promovendo atenção às suas próprias necessidades.


São quatro pilares que sustentam o autocuidado: físico, social, espiritual e emocional. No autocuidado físico enquadra-se a prática de exercícios, a alimentação balanceada e o sono de qualidade. Autocuidado social diz respeito ao contato e proximidade com as pessoas, visto que o ser humano é um ser social e permanecer isolado pode vir a ser motivo de adoecimento. O autocuidado espiritual pode ser realizado com a prática de yoga, meditação ou pela religião, atividades que coloquem a pessoa em contato consigo mesmo ou com uma força maior, cultivando a própria espiritualidade. E por fim, de grande importância a prática do autocuidado emocional, onde você se coloca em contato direto com suas emoções, aumentando o autoconhecimento e alcançando melhor qualidade de vida.


A prática do autocuidado é frequentemente associada tão somente ao uso de cremes e cuidados com a pele, no entanto, conforme visto a sua prática vai muito além e tem um viés muito individual, significa dizer que para cada pessoa uma atividade diferente vai fazer sentido e proporcionar bem estar. Então respire fundo e pense sobre o que você necessita para estar bem no seu dia a dia?


Estamos vivendo em um mundo competitivo onde a alta performance e a produtividade são exigências para alcançar resultados extraordinários, e sendo assim, geralmente em função da falta de tempo, as pessoas acabam sacrificando o cuidado de si. Assim, eu te convido a pensar mais em você, observar o que te faz bem e experimentar com autocuidado os seguintes benefícios: redução dos sintomas de estresse, ansiedade e depressão;

melhor saúde física e aumento da autoestima, fortalecimento do sistema imunológico e dos relacionamentos interpessoais.


Eu te desejo uma ótima semana e uma vida plena.



Cláudia Ducci Hartmann

Psicóloga CRP 08/37672

duccihartmann@gmail.com

@claudia.duccihart

197 visualizações21 comentários

Posts recentes

Ver tudo

Autismo

21 comentarios


Invitado
09 mar 2023

O relacionamento amistoso deveria ser para toda a humanidade uma dádiva um caminho real para que o entendimento se manifesta-se de maneira inteligente em paz e assim ter uma vida feliz.

Me gusta

Invitado
13 feb 2023

Como sempre diz: "Quem encontra um amigo, encontra um tesouro". Parabéns minha amiga!!!

Me gusta
duccihartmann
02 mar 2023
Contestando a

Verdade, amigos são preciosos.

Me gusta

Invitado
13 feb 2023

Que demais amiga! Parabéns! Amei 😍😍

Me gusta
duccihartmann
02 mar 2023
Contestando a

Obrigada 😊

Me gusta

Invitado
13 feb 2023

Parabéns linda!!!Deus abençoe!!!

Me gusta
duccihartmann
02 mar 2023
Contestando a

Muito obrigada 😊

Me gusta

Invitado
06 feb 2023

Parabéns Deus te abençoe sempre🥰.

Me gusta
duccihartmann
02 mar 2023
Contestando a

Muito obrigada 😊

Me gusta
bottom of page