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Equipes de Manutenção Urbana recuperam vias que são rotas de ônibus

“Curitiba tem melhorado continuamente os processos de manutenção urbana, sempre com vistas à qualidade e agilidade nos serviços prestados à população. Para melhorar a circulação com segurança, o pavimento das antigas vias de antipó têm sido substituídos por asfalto com base reciclada, melhorando a mobilidade nos bairros”, observa o secretário do Governo Municipal, Luiz Fernando Jamur.


Foto: Divulgação/SGM


A Prefeitura de Curitiba, por intermédio dos Distritos de Manutenção Urbana da Secretaria do Governo Municipal, está trabalhando na recuperação do pavimento de ruas importantes da cidade. A prioridade é para vias de ligação e transporte coletivo, como a Avenida Victor Ferreira do Amaral, Linha Verde e Nossa Senhora da Luz.


As intervenções por equipes contratadas pela SGM envolvem fresagem localizada e fresagem descontínua para a recuperação de pavimentos desgastados.


Segundo o superintendente de Manutenção Urbana da SGM, a contratação dos serviços representa uma mudança significativa na forma de manutenção dos pavimentos. “Estamos otimizando os recursos disponíveis com a possibilidade de executar a intervenção em segmentos específicos danificados em uma via, sem a necessidade da intervenção na totalidade”, completa.

As equipes contratadas pelo Governo Municipal atuam nas dez regionais, de forma independente ou em conjunto com equipes já contratadas pelo município, com fiscalização dos Distritos de Manutenção Urbana.

Classificação dos pavimentos Devido à extensa malha viária, são mais de 4.600 km de vias em Curitiba, a cidade possui vários tipos de revestimentos, entre eles, saibro, asfalto, antipó, concreto, paralelepípedos e blocos de concreto.

Os serviços contratados pela Superintendência de Manutenção Urbana da Secretaria do Governo Municipal têm foco na recuperação de cada um dos tipos de revestimento existentes.

Além dos serviços realizados pelas equipes de tapa buraco e saibro, estão sendo feitos o micro revestimento asfáltico a frio (MRAF), a fresagem localizada e a fresagem descontínua.


Para o Secretário do Governo Municipal, a busca pela melhora da qualidade dos

avimentos é fundamental para manutenção do sistema viário.


Fonte: PMC


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