top of page
  • Foto do escritorJornal do Juvevê

Empatia


Uma habilidade socioemocional muito importante, seja no mundo corporativo ou nas relações sociais e familiares. A palavra empatia tem sua origem no termo grego empatheia que denota "paixão", enquanto no dicionário significa “a capacidade psicológica de sentir o que sentiria outra pessoa, caso estivesse na mesma situação vivenciada por ela. É tentar compreender sentimentos e emoções, procurando experimentar o que sente outro indivíduo.”


Para os pesquisadores Daniel Goleman e Paul Ekman, compõem um dos elementos da inteligência emocional e pode ser dividida em cognitiva, emocional e compassiva. A empatia cognitiva, é a capacidade de entender o ponto de vista e emoções de outras pessoas; a empatia emocional ou afetiva, envolve autoconhecimento e regulação emocional para criar conexão e compreender o que a outra pessoa está sentindo; e empatia compassiva ou preocupação empática, refere-se a ação, pois a pessoa sente a motivação para auxiliar.


A empatia é uma competência que pode ser desenvolvida, trazendo benefícios principalmente no ambiente profissional, pois tende a melhorar o relacionamento, tanto com colegas como com clientes e parceiros, contribuindo para a melhoria do clima organizacional.


Para desenvolver ou aprimorar essa habilidade, podemos praticar algumas atitudes no dia a dia, tais como:

● Saber ouvir, a fim de melhor conhecer as pessoas e entender o que sentem, ao oferecer atenção e demonstrar interesse, estamos acolhendo as suas emoções.


● Ficar atento a sua linguagem não verbal, pois as palavras são importantes, mas a expressão facial e corporal representam muito em uma conversa e apontam para detalhes que muitas vezes expressam os verdadeiros sentimentos.


● Você não precisa concordar com tudo que o outro pensa, no entanto, tente compreender que pode existir um ponto de vista diferente do seu, por isso não tente impor o seu modo de pensar, não desconsidere e nem invalide a opinião de seu interlocutor.


● Tente fazer uma troca de papéis, pensando da seguinte forma: e se você você no lugar da pessoa, de que forma você gostaria de ser acolhido?


O mundo tem juízes demais, vivemos a época do "cancelamento", uma forma bastante cruel de regular as ações das pessoas e uma maneira de conviver em sociedade que não respeita pontos de vista diferentes.


“Tendemos sempre a valorar a figura do outro tal como ela se apresenta diante de nós e não nela mesma, decorrendo daí os preconceitos, as diversas expressões de intolerâncias, em suma, a incompreensão da subjetividade do outro, que, infelizmente, progressivamente perde a sua própria natureza humana, singular, única, para se tornar uma mera coisa com a qual nos relacionamos de maneira fria, egoísta e superficial.”


A frase acima pertence ao sociólogo polonês Zygmunt Bauman, desenvolvedor do conceito de modernidade líquida, onde as relações sociais com o passar do tempo tornam-se cada vez mais frágeis e superficiais, como mencionado por ele “as relações escorrem entre os dedos”.


A reflexão sobre temas de tamanha relevância é um dos papéis da Psicologia na sociedade, assim, te convido a pensar como têm sido as suas relações familiares, entre amigos e no ambiente de trabalho, há lugar para a empatia?


Cláudia Ducci Hartmann

Psicóloga CRP 08/37672

duccihartmann@gmail.com

@claudia.duccihart



Referências:


Empatia: o que é, significado e exemplos - Significados


O que é empatia e como desenvolvê-la (psicologo.com.br)


Tipos de empatia: Conheça cada um e como desenvolvê-los | Na Prática (napratica.org.br)


Tempos Líquidos, por Zygmunt Bauman - La Parola


Tempos Líquidos para Bauman: entenda o significado - Psicanálise Clínica (psicanaliseclinica.com)

117 visualizações10 comentários

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page