top of page
  • Foto do escritorJornal do Juvevê

Educação ambiental: moradores de Curitiba vão participar de mutirão limpeza do Ribeirão dos Padilhas

“Vamos destacar o papel e a responsabilidade de cada um, dentro da comunidade, quanto aos cuidados com os rios, ao correto descarte dos resíduos e a importância sanitária das ligações corretas de esgoto e águas pluviais nas residências”, disse Andrea Gimenez, Técnica de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente - SMMA.

O Departamento de Educação Ambiental da Prefeitura, Limpeza Pública e a Regional Boqueirão vão promover, no dia 26 de agosto, um mutirão de limpeza do Ribeirão dos Padilhas, no Xaxim, com participação da comunidade.


O mutirão marca, antecipadamente, o Dia Mundial da Limpeza Urbana, celebrado em 27 de agosto. O ponto de encontro para a ação dos voluntários, no dia 26, será nos fundos do Colégio Estadual João Paulo II.


A ação atende também o pedido da Associação Esportiva Ferroviária e da ONG (Organização Não Governamental) Sea Shepherd Brasil, bem como dos professores das escolas da região para a limpeza do local e educação da comunidade sobre a destinação correta do lixo e preservação do córrego.


Ação conjunta

Os trabalhos começam previamente, a partir do dia 16, com alunos do Colégio Estadual João Paulo II, CEI Dona Nenê e Associação Esportiva Ferroviária. O objetivo é sensibilizar estudantes e comunidade sobre os cuidados recorrentes com o meio ambiente, o conceito de bacia hidrográfica e os elementos relacionados ao termo.


Mobilização

Antes do “Dia D” do Mutirão de Limpeza, o Departamento de Educação Ambiental mobilizará a comunidade do entorno do Ribeirão dos Padilhas com atividades e apresentação de programas de educação ambiental da Prefeitura, os horários de coleta de lixo, os locais corretos de destinação de resíduos, como componentes tóxicos, eletroeletrônicos, móveis sem utilidades, entre outros materiais.


As equipes da Prefeitura de Curitiba também vão solicitar aos moradores retirarem entulhos acumulados em seus imóveis, roupas velhas, madeiras e outros produtos inutilizados para a coleta através do Departamento de Limpeza Pública.


Conscientização social

Segundo Alessandro Presznhuk, coordenador técnico da Regional Boqueirão, o Mutirão de Limpeza e Conscientização vai contar com a presença da comunidade, pais, alunos das escolas e voluntários da ONG Sea Shepherd Brasil.


“Vamos envolver a comunidade toda para despertar a conscientização sobre a importância da limpeza e preservação do meio ambiente, principalmente nessa área, considerada crítica por conta do despejo continuo de materiais", reforçou.


Pertencimento

No Mutirão de Limpeza, também haverá o plantio de mudas de árvores, em algumas áreas, na extensão do córrego do Ribeirão dos Padilhas. A iniciativa visa inibir o descarte de resíduos no local, preservar a natureza e estimular a relação saudável entre comunidade e meio ambiente.


“As ações pretendem despertar, nas comunidades, o sentimento de pertencimento, a identidade com o ambiente, para se fortalecer esse vínculo de cuidado e de preservação dos espaços onde se vive. Esse, com certeza, é o primeiro ponto de transformação, autorresponsabilidade e conscientização das pessoas sobre o meio ambiente”, destacou ainda a bióloga da equipe da Educação Ambiental, Andrea Gimenez.


Apoio voluntário

O Mutirão de Limpeza e Conscientização do Ribeirão dos Padilhas surgiu por meio da demanda do professor Leandro Barbosa e alunos da escolinha de futebol Associação Esportiva Ferroviária e vai contar com o apoio dos voluntários da ONG Sea Shepherd Brasil. Em Curitiba, a organização tem 30 voluntários, que foram convidados para participar do evento.


Trabalho contínuo

A Prefeitura de Curitiba trabalha constantemente para prevenir enchentes, manter os rios limpos e ampliar a capacidade de escoamento das águas pluviais. Nas últimas semanas, foram feitas ações específicas de limpeza e desassoreamento em vários rios, córregos e arroios, incluindo o Ribeirão dos Padilhas, entre outras atividades preventivas, como o caso da educação ambiental e conscientização da população.


Fonte: PMC

Foto: Divulgacao

10 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page