top of page
  • Foto do escritorJornal do Juvevê

Eduardo Pimentel anuncia a criação do Parque da África durante reunião do Fala Curitiba

“Hoje é uma noite de trabalho, vocês vão preencher as fichas e vão poder procurar cada representante de área das secretarias da Prefeitura. Vocês que conhecem a realidade dos bairros aqui na Regional Pinheirinho vão nos ajudar a fazer o orçamento juntos”, explicou o vice-prefeito.

Foto: José Fernando Ogura/SMCS.

A Regional Pinheirinho vai ganhar uma nova área verde e de lazer em 2024. O Parque da África será construído pela Prefeitura de Curitiba ao lado da Praça Zumbi dos Palmares, no Pinheirinho. O anúncio foi feito pelo vice-prefeito e secretário de Estado da Cidades, Eduardo Pimentel, na noite desta terça-feira (30/5), durante a reunião do programa de consultas públicas Fala Curitiba.


O novo espaço de lazer deve ficar pronto em 2024 e contará com uma área total de 65 mil metros quadrados.


“Em nome do nosso prefeito Rafael Greca, com o apoio dos nossos vereadores, viemos anunciar que vamos construir mais um espaço de lazer aqui na Regional Pinheirinho. Ao lado da Praça Zumbi dos Palmares existe uma grande área da Prefeitura que hoje é usada para guardar equipamentos da cidade e ali vamos fazer mais uma área de integração para a comunidade que vive na Regional Pinheirinho, para que as famílias e os jovens possam praticar esportes e ter momentos de lazer e divertimento”, disse Eduardo Pimentel.


Cerca de 250 pessoas participaram da reunião no Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Vinte de Setembro. Na noite de terça a Prefeitura também promoveu a reunião do Fala Curitiba no Salão Paroquial da Igreja Santa Efigênia, na Regional Boa Vista, que contou com a participação de 170 moradores.


O Fala Curitiba é o programa de audiências públicas da Prefeitura para ouvir a população e definir as prioridades dos bairros para a criação do orçamento do município para 2024.


Na noite desta quarta-feira (31/5), as reuniões serão feitas no Clube de Pesca de Santa Felicidade, na Rua Zem Bertapelli, 230, Santa Felicidade, e na Comunhão Cristã ABBA, na Rua Eng. Niepce da Silva, 139, no Portão.


Orçamento participativo

Na Regional Pinheirinho, o vice-prefeito Eduardo Pimentel explicou a importância de a população participar das reuniões do Fala Curitiba para ajudar a Prefeitura a criar o orçamento para o próximo ano. “É por isso que nós viemos aqui hoje, para conversar com clareza, transparência e tranquilidade com todos vocês. Com essas reuniões do Fala Curitiba a gente forma o orçamento da cidade no ano que vem”, afirmou Eduardo Pimentel.


Ana Maria Braz da Luz, 63 anos, mora no bairro Fanny e aproveitou a reunião do Fala Curitiba para propor melhorias para a região onde vive. “Fazia tempo que eu não participava desses encontros. Aqui é bom para saber o que a Prefeitura pretende fazer no nosso bairro. Acho importante a gente participar para reivindicar”, disse Ana Maria, que pediu melhorias para o posto de saúde e mais segurança para a região.


O irmão dela, João Luiz da Luz, 60 anos, também defende a participação da população nas reuniões do Fala Curitiba. “Se a pessoa não vem, ela não tem direito de reclamar de como está a situação do bairro. Já participei de outras reuniões do Fala Curitiba e vi resultado do que pedimos”, afirmou João Luiz.


A professora Valdineia Ribeiro, 46 anos, participou pela primeira vez do Fala Curitiba. “Se temos essa oportunidade para reivindicar melhorias para nosso bairro, acho importante virmos participar”, disse.


O presidente do Instituto Municipal de Administração Pública (Imap), Alexandre Matschinske, destacou que as reuniões presenciais do Fala Curitiba neste ano já atingiram 3 mil moradores. “Ao todo, somando a parte da Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO) com a Lei Orçamentária Anual (LOA), as participações do Fala Móvel e pela internet, já passamos de 20 mil pessoas consultadas. Ouvindo essas demandas a Prefeitura consegue determinar o que é prioritário para cada região, para cada bairro da cidade”, definiu Matschinske.


O administrador regional do Pinheirinho, Reinaldo Boaron, o secretário municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Carlos Eduardo Pijak Jr, os vereadores Beto Moraes, Mauro Bobato, Oscalino do Povo, Tico Kuzma, Tito Zeglin e Toninho da Farmácia, moradores e servidores da Prefeitura de Curitiba também participaram do Fala Curitiba na Regional Pinheirinho.


Fonte: PMC

10 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page