top of page
  • Foto do escritorJornal do Juvevê

ebook “Dinamite – uma tragédia em Curitiba” marca os 46 de explosão de caminhão no Cabral


Em 2 de setembro de 1976, a cidade de Curitiba assistiu a uma tragédia espantosa: um caminhão carregado de dinamite explodiu no bairro Cabral, na divisa com os bairros Juvevê e Ahú. O acontecimento mobilizou toda a cidade, que ainda estava em fase de desenvolvimento, e resultou em três vítimas fatais, mais de cem feridos e incontáveis perdas materiais.

Esta história é contada no livrorreportagem “Dinamite – uma tragédia em Curitiba”, de autoria da escritora e jornalista Anna Carolina Azevedo. Produzido originalmente em 2009, o livro será relançado no dia 2 de setembro – data que marca 46 anos da explosão. A obra agora retorna em versão revisada e ampliada, em um projeto apoiado pela Fundação Cultural de Curitiba e que será distribuído nas Casas de Leitura do município.

Impactos na vida dos curitibanos

Muitos curitibanos se lembram deste acontecimento trágico. Alguns porque testemunharam as consequências da explosão em suas próprias vidas, mas muitos ouviram seus pais e avós contarem sobre o caso do “dia do cogumelo” – referência à nuvem de poeira que se formou no céu de Curitiba.

“Dinamite – uma tragédia em Curitiba” faz uma apuração detalhada não apenas da explosão em si, mas propõe fazer um resgate histórico de um fato marcante para a cidade. Por meio de uma narrativa literária envolvente, são relatadas as histórias das famílias diretamente envolvidas no caso, os desdobramentos em toda a região e o trabalho dos jornalistas da época para tentar verificar, com as limitações da época, o que estava acontecendo.

"Este é um livro que torna possível uma nova repercussão sobre a explosão de 76 ao recontar uma das principais tragédias ocorridas em Curitiba. É uma forma de inventariar a memória coletiva das pessoas afetadas pelo fato, retratando as particularidades do contexto histórico-social nos meados da década de 70 e operando como instrumento de registro memorial da cidade", destaca Anna Carolina Azevedo, autora de “Dinamite”.


Lançamento

O livro será oficialmente lançado no dia 02 de setembro, em evento virtual aberto a todos. Para participar, basta se inscrever no link que está disponível na página da Canô Produções, responsável pelo projeto.

*SERVIÇO

Lançamento do ebook “Dinamite: uma tragédia em Curitiba”, de Anna Carolina Azevedo*

Evento de lançamento no dia 2 de setembro, às 19h30.

Inscrições no link disponível aqui: https://linktr.ee/canoproducoes


15 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page