top of page
  • Foto do escritorJornal do Juvevê

Dia da Apraxia da Fala na Infância já está no calendário de Curitiba

Criação da data de conscientização foi aprovada pela CMC na primeira quinzena de março.


O Dia da Conscientização da Apraxia de Fala na Infância (AFI) já está oficializado no calendário oficial de eventos de Curitiba. Aprovada pela Câmara Municipal na primeira quinzena de março, a lei que instituiu a data foi sancionada pelo prefeito da capital, Rafael Greca, no último dia 19.


Pela legislação, as ações de conscientização serão realizadas, anualmente, em 14 de maio. 


A Apraxia de Fala na Infância é um tipo de transtorno motor de fala que afeta a habilidade para sequencializar os movimento necessários para a produção dos sons da fala. Em outras palavras, a criança sabe o que quer falar, mas o cérebro falha na hora de programar movimentos da mandíbula, lábios, língua e outros articuladores, para produzir os sons da fala. 


A criança não consegue planejar os movimentos para a fala ocorrer no tempo certo, para que as palavras sejam produzidas na ordem correta. A AFI ocorre devido a uma falha na organização dos parâmetros espaço-temporais das sequências de movimentos, resultando em erros na produção da fala que impactam diretamente em seus aspectos prosódicos, ou seja, na melodia da fala. 


Sancionada em 19 de março, a lei que instituiu o dia de conscientização sobre este transtorno foi aprovada pelo plenário nos dias 11 e 12 do mesmo mês, em primeiro e segundo turnos, e a votação foi acompanhada por representantes da Associação Brasileira de Apraxia de Fala na Infância (Abrapraxia). O projeto que deu origem à norma foi de iniciativa de Pier Petruzziello (PP). A data será celebrada, anualmente, no dia 14 de maio. 


A ideia, com o Dia de Conscientização da AIF, é promover campanhas para conscientizar e informar a população sobre o transtorno da fala, permitindo o diagnóstico e o tratamento precoce do distúrbio neurológico. Conforme a Associação Americana de Fonoaudiologia (em inglês, American Speech Language-Hearing Association), estima-se que até duas a cada mil crianças sejam afetadas pela apraxia de fala. A incidência é maior entre meninos.


Fonte: CMC

Foto: Rodrigo Fonseca/CMC






8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page