top of page
  • Foto do escritorJornal do Juvevê

Curitiba deixa o mundo mais preparado para as mudanças climáticas com 500 mil árvores plantadas em menos de 5 anos

Greca também explicou de onde surgiu o desafio das 100 mil árvores para Curitiba. “Sem blasfêmia para a memória da rainha Elizabeth II. Eu inventei essa história quando eu li que a finada majestade tinha decidido plantar 20 mil árvores por ano em Londres. Resolvi ganhar da rainha e pedi para o Meio Ambiente que nós queríamos 100 mil árvores por ano. E agora nós chegamos a 500 mil”, concluiu o prefeito. 



Curitiba atingiu um marco histórico neste sábado (29/6). O prefeito Rafael Greca e o vice-prefeito, Eduardo Pimentel, fizeram o plantio da árvore de número 500 mil na cidade. O plantio integra o programa 100 mil árvores para Curitiba e a árvore escolhida foi a araucária, espécie símbolo da capital e do Paraná. A árvore de número meio milhão foi plantada no Bosque Gutierrez, que foi totalmente reformado pela Prefeitura e entregue neste sábado (29/6) para a população, bem na entrada do parquinho do Pirata Zulmiro, nova atração do bosque.


O desafio 100 mil árvores para Curitiba foi lançado pelo prefeito Rafael Greca na primavera de 2019 e duraria apenas um ano. Com o sucesso e o engajamento da população, o programa foi renovado anualmente e, hoje, a cidade já contabiliza meio milhão de árvores plantadas desde então.


O vice-prefeito Eduardo Pimentel também destacou a importância do plantio histórico. “As árvores garantem muitos benefícios para a cidade, como o equilíbrio térmico e o sequestro de gases do efeito estufa da atmosfera. Estamos garantindo ar puro para as gerações futuras de curitibinhas e reforçando a infraestrutura verde da cidade”, disse Eduardo Pimentel.


Os plantios feitos dentro do programa 100 mil árvores para Curitiba são grandes aliados das ações para mitigação e resiliência frente às mudanças climáticas. As árvores ainda promovem sombra, diminuindo as ilhas de calor, e servem de abrigo à fauna silvestre.


PlanClima

Os plantios feitos pela Prefeitura de Curitiba, aliados a iniciativas como o uso de novas energias, avanço da matriz verde, grandes obras socioambientais e estímulo ao uso do transporte público, integram o Plano de Adaptação e Mitigação das Mudanças Climáticas de Curitiba (PlanClima), que busca recuperar o ambiente urbano, reduzir as emissões de gases e mitigar os efeitos das mudanças climáticas.


Fonte: PMC

Foto: Hully Paiva/SMCS

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page